Cinco brasileiros são presos em Cabo Verde com mais de duas toneladas de cocaína

Cinco brasileiros foram presos no sábado em Cabo Verde, na África, em uma embarcação na qual transportavam mais de duas toneladas de cocaína. A Polícia Judiciária do país, responsável pela apreensão da droga e pelas prisões, contou com a cooperação da Polícia Federal (PF) brasileira na operação.

De acordo com informe divulgado pela corporação do arquipélago, o barco em que os cinco homens estava foi batizado de Perpétuo Socorro de Abaeté II. A quantia exatada de cocaína transportada era de 2.256,27 quilos, o equivalente a 2,2 toneladas.

Também atuaram na operação a Guarda Costeira de Cabo Verde e a Polícia Nacional do país. O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC) reconhece que o local integra a rota da cocaína até países da Europa, o que explica o esforço das autoridades cabo-verdianas para coibir o tráfico.

AÇÃO ANTERIOR

No reforço do combate ao transporte da droga pelo país, a polícia de Cabo Verde prendeu outros três brasileiros por transporte de cocaína em agosto de 2017. Os baianos Daniel Dantas e Rodrigo Dantas e o gaúcho Daniel Guerra estavam em um veleiro que transportava mais de uma tonelada de cocaína no casco. Eles alegaram inocência, revela o Extra.

O trio chegou a ser condenado a 10 anos de prisão no país, por tráfico internacional de drogas mesmo depois de um inquérito da PF os declarar inocentes. Após esforços do Ministério das Relações Exteriores, a sentença foi anulada e os três voltaram ao Brasil em fevereiro deste ano, 18 meses após a prisão, enquanto aguardam um novo julgamento em Cabo Verde.

05/08/2019

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo