Casal participa na ALE de audiência pública sobre abastecimento de Maceió

Presidente da Casal fez esclarecimentos durante audiência pública na Assembleia Legislativa Estadual

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) participou, nesta quarta-feira (15), de uma audiência pública convocada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para discutir o abastecimento de água feito em Maceió.

Na ocasião, o presidente da empresa, Clécio Falcão, esclareceu qual é o papel da Companhia desde que entrou em operação, em julho deste ano, a empresa privada BRK Ambiental, vencedora do leilão de concessão para distribuição de água realizado em 2020.

Falcão ressaltou que a Companhia é responsável pela captação e tratamento da água, a qual, depois de tratada, é levada até os reservatórios e repassada para a BRK, que faz a distribuição aos moradores.

Ele também afirmou que a manutenção da adutora de água tratada do Sistema Aviação, que abastece 5% da população da capital, é de responsabilidade da Casal, mas a empresa conta com o apoio da BRK para executar o serviço e assim dar mais agilidade ao trabalho, garantindo o quanto antes o retorno à normalidade das áreas afetadas.

“O Aviação é um sistema isolado, ou seja, não recebe a contribuição de água de outros sistemas. E a obra que está sendo feita na adutora é complexa, tem a ver com a fixação de novas fundações, que dão sustentação à tubulação, além da área ser em mata fechada e com solo instável e alagado”, detalhou.

Esse foi o principal ponto da audiência, o qual também foi esclarecido pelo diretor da BRK em Alagoas, Fernando Mangabeira. Ele apresentou qual o andamento atual da obra de recuperação da adutora e deu como prazo para conclusão dos trabalhos o dia 20 de dezembro.

Ainda no encontro, o presidente da Casal elencou que o governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário, sendo R$ 500 milhões apenas da Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama e do contrato de Locação de Ativos entre a Companhia e a Sanema. “Com apoio do governador Renan Filho, nós plantamos as sementes para a universalização dos serviços em Alagoas, tanto de abastecimento quanto de esgotamento sanitário”, relembrou.

Clécio Falcão apontou que, nos últimos cinco anos, a Casal apresentou superávit, após uma série de décadas dando apenas prejuízo. “A empresa foi recuperada, ela saiu do vermelho e até adquiriu a capacidade de investir com recursos próprios, no entanto, nós reconhecemos que essa capacidade ainda é aquém da que o Estado precisava. Por isso, o governo decidiu aderir às concessões para contar com o apoio e o aporte de investimentos da iniciativa privada”, explicou.

Além de deputados estaduais, a audiência pública contou com a participação de líderes comunitários da parte alta da cidade, dirigentes da Arsal, Sefaz, Seplag e Procon municipal.

O post Casal participa na ALE de audiência pública sobre abastecimento de Maceió apareceu primeiro em Casal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo