Canapi: Agricultores passam por vistoria para o Garantia Safra

Os Agricultores de Canapi, Sertão de Alagoas, receberam a visita da equipe que realiza a vistoria para que os mesmos tenham direito ao Garantia Safra (GS), que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste e no Norte dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico. A medida é também uma forma de contribuir para segurança alimentar da família do agricultor, o que dá liberdade para que ele escolha como aplicar o dinheiro.

Vale ressaltar que os agricultores de Canapi sofreram durante os quatro anos da antiga gestão que não honrou os seus compromissos junto ao Comitê Gestor do Programa. Os agricultores vinham pagando a parte que lhes era devida, mas não tiveram direito aos benefícios pela absoluta falta de responsabilidade da antiga gestão que não realizou nenhum dos pagamentos da parte destinada ao município.

Ao assumir o Governo, Vinícius Lima, além de colocar em dia os compromissos da Prefeitura junto ao Comitê Gestor do Programa pagando todos os débitos gerados pela gestão anterior, ainda colocou em dia as mensalidades dos agricultores, tornando-os aptos a receber os proventos gerados pelo Programa.

O Prefeito Vinícius destaca a importância de garantir este direito aos agricultores do município tendo em vista a oscilação de chuvas que acontecem na região sertaneja, mesmo com todas as ações que já estão sendo desenvolvidas para o combate à seca.

A Prefeitura está em dia com suas obrigações junto à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e espera que o resultado da vistoria seja positivo. Diz o Prefeito: “Os trabalhadores do campo devem ser valorizados pela importância que têm dentro do contexto social e econômico da cidade. São eles quem levam o alimento para a mesa dos moradores, gerando empregos diretos e indiretos, movimentando a economia. É nossa obrigação enquanto gestores estarmos atentos às suas necessidades, procurando ampará-los durante o período de seca. São homens e mulheres que labutam incansavelmente e todos os esforços estão sendo lançados para que eles trabalhem em segurança, com dignidade e com os direitos preservados. É assim que vamos transformar Canapi: todos juntos em torno de um mesmo ideal”, enfatizou.

Os agricultores estão confiantes e agradecidos pela ação do Prefeito Vinícius para lhes assegurar o direito ao Garantia Safra.

Por: Ascom




Botão Voltar ao topo