Campanhas de vacinação seguem até 18 de dezembro

Com o objetivo de imunizar o público-alvo, as campanhas de vacinação contra poliomielite (crianças de 01 a 04 anos), multivacinação para atualização do esquema vacinal (crianças e adolescentes até os 15 anos) e contra o sarampo (adultos de 20 a 49 anos) foram prorrogadas até 18 de dezembro nas unidades de saúde de Maceió.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, o objetivo é manter a população da capital alagoana imunizada, evitando a reinserção destes vírus no território.

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, mas, com relação ao sarampo, houve a reintrodução do vírus, que já se observa a interrupção do surto em 17 das 21 Unidades Federadas com casos confirmados da doença em 2020.

“Diante deste cenário, é importante que a população procure uma unidade de saúde mais próxima para atualização da situação vacinal, tanto para o público de adultos de 20 a 49 anos para a vacinação contra o sarampo, quanto às crianças e adolescentes para a atualização da caderneta de vacina, para que assim possamos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação dessas doenças”, destaca a gerente.

Em caso de sintomas respiratórios ou febre, as pessoas devem respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas para se vacinarem.

Confira aqui as unidades de saúde.




Botão Voltar ao topo