Câmara se ilumina de verde e amarelo pelo Bicentenário da Independência do Brasil

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Prédio do Congresso iluminado de amarelo. Ao fundo a noite escura
Prédio da Câmara costuma receber iluminação colorida em datas especiais

A Câmara dos Deputados recebe iluminação especial nas cores verde e amarela, de hoje (28) até a quinta-feira (30), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, que se completa no dia 7 de setembro.

A iluminação especial foi proposta pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Nesta terça, também começa o seminário “O Movimento da Independência: Ontem e Hoje/200 Anos de Independência do Brasil”, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

O seminário reúne alguns dos principais intelectuais, escritores e historiadores engajados no estudo e na divulgação da Independência do Brasil para refletir sobre o projeto de país que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822.

Exposições
Além da iluminação e do seminário, a Câmara realiza sessões solenes, concursos, eventos, publicações e duas exposições sobre o tema.

A primeira exposição – O movimento da Independência – foi montada no corredor Tereza de Benguela e está aberta à visitação das 9 às 17 horas. A mostra destaca marcos históricos que permitiram que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarasse o Brasil independente de Portugal.

A segunda mostra – “Poder, Parlamento e Governo no Brasil” – exibe livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara e do Arquivo Nacional; medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Câmara. Os itens ficarão expostos no Salão Verde, nas vitrines que geralmente guardam os presentes protocolares.

Ambas exposições podem ser visitadas até 9 de setembro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo