Câmara dos Deputados lança canal de comunicação com os cidadãos no Telegram

A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid), lança mais um meio de comunicação com os cidadãos. Trata-se do canal Câmara dos Deputados no aplicativo Telegram, uma lista de transmissão cujo objetivo é divulgar notícias, programação dos veículos, campanhas publicitárias, resultados de participação e outras informações institucionais da Casa para o público externo em geral.

Como acessar

Para ingressar no canal Câmara dos Deputados, é preciso baixar gratuitamente o Telegram, acessando a loja de aplicativos no dispositivo móvel ou computador (Google Play, Apple Store etc.) e seguir as orientações fornecidas pelo aplicativo. Em seguida, acessar o canal da Câmara e fazer a inscrição. Os dados do usuário participante não são visíveis para outro usuário, ou seja, não é possível identificar quem também recebe as informações pelo canal.

O Telegram pode ser acessado a partir de celulares e de computadores. Quando acessado por computador, não há necessidade de leitura do QR Code e de sincronização com aparelho celular.

O canal terá mão única – da Câmara para o cidadão –, já que sua finalidade não é atendimento. Para esse fim, continuam disponíveis o Disque-Câmara (0800 0 619 619) e o Fale Conosco.

A escolha do Telegram

A escolha do aplicativo Telegram como ferramenta de aproximação da Câmara com os cidadãos brasileiros deve-se a diversas razões:

  • O canal é acessível na busca interna do Telegram;
  • O número de inscritos é ilimitado;
  • É possível publicar links, fotos, vídeos, áudios, enquetes e arquivos de mídia em geral, mesmo os mais pesados, porque são salvos em servidores do Telegram, não no celular do cidadão;
  • O número de celulares com Telegram no Brasil dobrou de 2019 para 2020, chegando a quase 30% dos aparelhos;
  • O cidadão pode entrar e sair a qualquer momento, sem necessidade de solicitação;
  • O usuário pode ver todo o conteúdo postado anteriormente no canal, independentemente da data em que se inscreveu;
  • Não é possível identificar dados de contato dos usuários.

Além de todas essas vantagens, os usuários têm como benefícios o fato de ser simples de acessar e operar; estar disponível em várias plataformas; ser rápido, privado, seguro e gratuito.

Fonte: Agência Câmara de Notícias




Botão Voltar ao topo