Câmara de Rio Largo aprova pedido de cassação do prefeito Gilberto Gonçalves

A Câmara de Vereadores do município aceitou nesta quinta-feira (30), o pedido de investigação contra o prefeito do município de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), que está sendo acusado de utilizar o carro oficial da prefeitura, além de funcionários da mesma, para transportar animais abatidos para a sua empresa particular.

O processo de investigação aprovado pela Câmara, com nove votos e uma abstenção, pode resultar na cassação do mandato do Prefeito, após julgamento das provas apresentadas em sessão. Os membros escolhidos para a comissão foram, Daniela Araújo (PMDB/AL) como presidente, Patricia Pinto (PSDB/AL) como relatora e como membro, o vereador Romildo Calheiros (PSC/ AL).

Entre as acusações realizadas contra Gilberto Gonçalves, está a nomeação da sua filha, Gabriela Cristina Gonçalves da Silva Cordeiro, para o cargo de Secretária Municipal de Relações Institucionais (SERIN), que atualmente com 19 anos, não possui idade estabelecida pela lei para exercer o cargo. Além disso, o seu filho Geoberto Gonçalves da Silva Cordeiro, também nomeado para o importante cargo de Secretário de Agricultura e Defesa Civil.

As duas nomeações infligem a lei não só pelas atribuições extras voltadas para o ramo privado exercidas pelos filhos do prefeito, como o fato do não cumprimento da carga horária necessária de trabalho e o negligenciamento das funções exigidas pelo cargo. Situação que se estende para quase todos os 21 funcionários que ocupam cargos comissionados nesta gestão.

Várias provas foram apresentadas durante sessão como gravação de áudios, vídeos, além de documentos comprovando o desvio de função e recursos do município, como transporte e funcionários, para realizar a entrega de bois abatidos na empresa do grupo familiar do Prefeito, com nome fantasia de “Felicidade”.

Todas as acusações enquadram a conduta do prefeito como improbidade administrativa, procedendo de modo incompatível com a conduta e decoro designadas para o cargo. A Câmara de Vereadores irá julgar essa ação apresentada hoje, podendo culminar na cassação do mantado do Gilberto Gonçalves.

Com informações do Alagoas Alerta

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo