BEM LEGAL: SMTT segue com mutirão e atualiza 367 cartões no primeiro dia

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) segue com o mutirão que atualiza e concede créditos emergenciais aos beneficiários do Cartão Bem Legal Especial. O mutirão foi iniciado nessa segunda-feira (18) e segue até o próximo dia 29 de janeiro, das 9h às 13h30.

Somente no primeiro dia da iniciativa, que conta com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb), 367 cartões da bilhetagem foram atualizados. A expectativa é contemplar cerca de seis mil maceioenses.

Dona Maria Elizabete buscou atendimento para seu filho e aprovou a iniciativa. “É muito importante que a SMTT esteja fazendo cumprir a lei. Meu filho faz tratamento e esse Cartão facilita bastante no deslocamento. Sem contar que ele, assim como qualquer cidadão, precisa sair de casa e aproveitar a cidade, e isso contribui com o tratamento”, comentou a dona de casa.

Para o procedimento de atualização é necessário que o comparecimento do titular ocorra nas datas e horários agendados previamente com as instituições, de posse da identidade e do Cartão Bem Legal. Atualmente, aproximadamente nove mil cartões na modalidade Especial estão ativos em Maceió e seus usuários desfrutam do direito do embarque gratuito nos ônibus.

Na primeira semana do atendimento estão sendo recebidos os titulares dos cartões Bem Legal Especial que são ligados às instituições filantrópicas que têm os nomes e os dados repassados pelas organizações. Já na segunda semana, o atendimento será voltado ao público que não possui vínculos com nenhum tipo de organização. Na ação, que disponibilizará créditos emergenciais, serão atendidos os cidadãos que os bilhetes eletrônicos perderam a validade em 2020 e que tenham sido recadastrados no ano de 2019.

Para a assistente social Associação Pestalozzi de Maceió, Tuane Ferreira, a ação é importante justamente por assegurar direitos e garantir o ir e vir dos cidadãos. “O acesso ao transporte público coletivo possibilita a locomoção pela cidade para aos tratamentos, além de outros direitos. Esta ação é importante e está sendo bem organizada, rápida e segura, sobretudo nesse momento a gente precisa evitar as aglomerações”, destacou a assistente.

Prevenção contra o coronavírus

Para os atendimentos – como medida de prevenção para se evitar os riscos de contágio pela Covid-19 – é obrigatório o uso de máscaras de proteção e a prática do distanciamento social. No local, foram instaladas tendas e cadeiras ao ar livre. Durante o mutirão, a SMTT também está disponibilizando totens com álcool em gel para a higienização das mãos e medindo a temperatura dos cidadãos.

“A SMTT entende que é de extrema necessidade que esses cidadãos tenham acesso aos seus cartões para que possam se deslocar até seus atendimentos médicos, mas como ainda estamos numa pandemia, todos os protocolos sanitários devem ser seguidos. Nesse sentido, toda uma readequação foi preparada para receber o público”, finalizou a representante da SMTT, Paula Isanelle.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo