Balé inclusivo em União dos Palmares emociona à todos

Professores e alunos conseguiram concretizar o sonho de uma apresentação de balé inclusivo em uma escola de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana.

A apresentação de Ana Paula, 15 anos; e Maria Tatiane, de 19, aconteceu nessa quinta-feira (9) na abertura dos jogos estudantis do município, e emocionou todos que estavam na quadra municipal da cidade.  As garotas são alunas do 5º e do 4º ano, respectivamente, do programa de Atendimento Educacional Especializado, do Ministério da Educação, na escola municipal Padre Donald Macgillivray, num bairro simples do município de 65 mil habitantes.

A auxiliar de sala, Ana Paula Silva, mesmo sem ser profissional de dança, aceitou o desafio de ensaiar as garotas, mesmo com poucos recursos ou experiência.

“Apesar de serem cadeirantes, não houve dificuldades. Elas estavam muito entusiasmadas em participar. Você precisava ver a forma como interagiam, riam, se divertiam. Acabou sendo uma diversão para todos”, comemora.  “Amei muito, foi uma experiência maravilhosa”.

As alunas possuem deficiências múltiplas: problemas na fala, de cognição e motora. Madalena Monteiro, uma das professoras, informou que os responsáveis pelas alunas assinaram um termo autorizando o uso de imagens das garotas.

“A Secretaria de Educação nos solicitou apresentações culturais para a abertura da Semana do Estudante, e claro, jamais vamos esquecer dos alunos com deficiência, e aí veio em nossa mente fazer um balé. Mas não temos professor para isso, então procuramos vídeos na internet, e dentro do possível, a professora regular [que dá aula para alunos com ou sem deficiência] incentivou e uma auxiliar repassou os vídeos e ensaiou as meninas”, conta a professora, que é especialista em educação inclusiva. Empolgada, ela já adianta o próximo desafio de Ana Paula e Tatiane: “A próxima será um forró”, promete.

* Por Maysa Alves – estagiária sob supervisão – 10/08/18

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo