BALANÇO: Primeira etapa do Mutirão de Cirurgias agenda quase 800 procedimentos

Primeiros procedimentos começaram a ser realizados nesta terça (10); o agendamento da segunda etapa acontecerá no bairro Vergel do Lago, nos dias 19, 20 e 21 deste mês

Nos quatro dias da primeira edição do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) no bairro Benedito Bentes, em Maceió, foram agendadas 798 cirurgias. Entre a quinta-feira (5) e o domingo (8) foram realizados exames e consultas de triagem pré-operatórios.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, avaliou o balanço do atendimento como positivo. Segundo ele, a procura ficou acima da expectativa para a primeira edição do programa, que aconteceu na parte alta da capital com toda estrutura necessária para a realização das consultas e dos exames pré-operatórios.

“A demanda foi grande, mas o esforço dos dedicados profissionais da Sesau fez com que tudo fosse realizado de forma eficaz: a triagem dos pacientes para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada de mioma e pedra na vesícula”, avaliou o secretário.

A assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto, informou que a maior parte das cirurgias agendadas foi de mulheres, com 579 procedimentos marcados. “As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital da Mulher esta terça-feira (10), com procedimentos já marcados até o dia 2 de fevereiro de 2020”, explicou.

Ela reforçou a importância do mutirão como um esforço para diminuição da fila de espera por cirurgias em Alagoas. “A procura foi maior do que o esperado, mas conseguimos atender a todos, assegurando a redução do número de usuários que aguardam por cirurgias eletivas por meio do SUS”, ressaltou.

Mutirão no Vergel – A segunda etapa do mutirão de triagem para agendamento de cirurgias eletivas será no bairro Vergel do Lago, na parte baixa Maceió, nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Toda a estrutura do programa, a exemplo do que ocorreu no Benedito Bentes, funcionará no Papódromo, na Avenida Rui Palmeira.

“Serão realizadas as mesmas atividades que foram realizadas no Benedito Bentes, com consultas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias”, destacou Geonice Peixoto.

A assessora técnica da Sesau reforçou que, durante as novas edições do mutirão de triagem, as pessoas não precisam dormir na fila para assegurar o atendimento. “Temos uma equipe preparada e comprometida para atender a todos com responsabilidade e ética”, destacou.

Documentos – Para ter acesso aos serviços é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É importante, também, estar em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.

Da mesma forma que ocorreu no Benedito Bentes, serão agendados procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia (para casos de mioma) e colocistecmomia (pedra na vesícula). No caso de crianças de 4 a 13 anos, serão marcadas cirurgias de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica). Para mais informações ligar para o número (82) 3315-1503.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo