BALANÇO: HGE realiza 567 atendimentos no fim de semana; 26% causados por acidentes

O fim de semana foi movimentado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ao todo, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas realizou 567 atendimentos, sendo 355 a pacientes que apresentaram casos clínicos e 148 a usuários que se feriram em acidentes, o que representa 26% do total. Também foram atendidas 50 pessoas que procuraram a Central de Triagem para Covid-19, 13 que foram vítimas de agressões e uma que atentou contra a própria vida.

Entre as vítimas de perfurações causadas por arma de fogo, estão dois menores, de 15 e 14 anos. Eles esperavam os amigos para jogar bola, no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana, quando, de repente, apareceram dois homens, em uma moto, atirando contra eles. O desespero foi grande, a maioria conseguiu escapar e a identificação dos autores do crime permanece desconhecida.

“Não temos ideia de quem seja, mas, isso não é novidade. Outros casos semelhantes vêm acontecendo no bairro, inclusive com vítimas fatais. A Polícia [Militar] já tem conhecimento disso e está à procura dos marginais. Por sorte, dessa vez, o meu sobrinho somente foi ferido no tornozelo esquerdo e o outro amigo já recebeu alta médica”, disse Sirleide dos Santos Silva, de 36 anos, tia do adolescente.

O garoto está internado na Ortopedia, com indicação de cirurgia corretiva. Está medicado, acordado, já se submeteu a exames de imagem e será transferido para outro hospital referência nesse tipo de tratamento. O susto foi grande, mas o alívio, segundo ele, está sendo muito maior.

Acidentes – Outro dado que chama atenção é a quantidade de vítimas de acidentes atendidas no sábado (7) e domingo (8). Dos 148 pacientes, 100 se envolveram em acidentes casuais, 43 de trânsito e cinco de trabalho. Entre os notificados em via pública, 22 foram motociclistas, 14 procedentes de colisões, seis pedestres atropelados e uma ferida em capotamento.

“Ao mesmo tempo, nossas equipes viabilizaram 392 altas médicas, 111 internações, 55 transferências e 34 procedimentos cirúrgicos. E no atendimento aos diagnosticados com a Covid-19, a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] registrou a ocupação de 60% dos leitos, enquanto todos os leitos Intermediários estiveram preenchidos”, acrescentou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Sexta-feira – A véspera do fim de semana também teve muita procura por atendimento médico no HGE. Na sexta-feira (6), 334 pessoas foram acolhidas pelos plantonistas, Do total, 200 apresentaram casos clínicos, 80 se feriram em acidentes, 48 foram assistidas na Central de Triagem, quatro foram alvos de agressão, uma lesionada por queimadura e uma tentou suicídio. Ainda foram pontuadas 194 altas médicas, 56 internações, 24 transferências e 20 cirurgias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo