AUXÍLIO EMERGENCIAL: enviado SMS para solicitar a devolução de recurso recebido irregularmente

Entre hoje (21) e amanhã (22), brasileiros que tiveram o Auxílio Emergencial cancelado receberão mensagens SMS alertando sobre a possibilidade de contestação da interrupção do recebimento do benefício, bem como da devolução do recurso que, por ventura, tenha sido encaminhado de maneira indevida.

Os avisos serão enviados para 1,2 milhão de pessoas, identificadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como beneficiários indevidos, que, durante o período de pagamento do benefício, passaram a receber um segundo benefício assistencial do Governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conseguiram um emprego ou ainda foi identificada renda incompatível com o recebimento do auxílio ou posse de bens de alto valor.

Todos aqueles que receberem a mensagem de texto poderão contestar a informação por meio do site da Dataprev.

O período para contestação termina no dia 31 de dezembro.

Após esse prazo, não será possível contestar, apenas proceder com a devolução do recurso recebido.

A mensagem deve conter o registro do CPF do beneficiário e o link do site do Ministério da Cidadania e será enviada pelo número 28041. Qualquer mensagem enviada de um número diverso, com esse intuito, deve ser desconsiderada.

Balanço

Aproximadamente 197 mil pessoas já devolveram valores recebidos indevidamente, somando cerca de R$ 230 milhões. O número representa as devoluções feitas pelo site e app do Auxílio Emergencial.

Como devolver o Auxílio Emergencial?

Para solicitar a devolução de valores pagos fora dos critérios estabelecidos na lei, a pessoa precisa acessar o site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br e inserir o CPF do beneficiário.

Depois de preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e o cidadão poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet e os terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências.

Como denunciar

O canal para registro de denúncias de fraudes é o sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU). Para falar com a Ouvidoria, você deve fazer uma manifestação de denúncia, que serve para comunicar ocorrências de atos ilícitos ou irregularidades.

Adicionalmente, o Portal da Transparência traz a relação pública de todos aqueles que receberam o Auxílio Emergencial. Há pesquisa por estado, município e mês. A ferramenta também permite busca por nome e CPF ou pelos telefones 121 ou 0800 – 707– 2003.

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