Aulões e kits do Foca no Enem fortalecem preparativo de alunos para o Exame Nacional

Já estamos na metade do ano e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para os dias 13 e 20 de novembro, estão cada vez mais próximas. Para ajudar os alunos da rede estadual a se prepararem para o exame e concretizarem o sonho de acesso ao Ensino Superior, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), intensificou as ações do programa Foca no Enem, o que inclui, dentre outras atividades, a distribuição de kits de livros para alunos da 3ª série do Ensino Médio e a promoção de aulões preparatórios.

O programa Foca no Enem é um dos projetos de recomposição da aprendizagem na educação pública de Alagoas. Os kits do programa são uma estratégia importante neste processo, visto que a iniciativa prevê a distribuição de mais de 30 mil kits nas escolas – desse total, cerca de 25 mil já foram entregues em 162 escolas por todo o estado. O material composto por onze livros conta com questões, resumos e planejamento de estudos, podendo ser trabalhado tanto em sala de aula como em casa, em uma revisão dirigida pelos próprios alunos.

“Sabemos das dificuldades de cada um e, por isso, estamos entregando um material tão importante para essa fase decisiva dos nossos estudantes, a preparação para o vestibular. E essa maratona de aulões só vem para agregar e dar a oportunidade para que o aluno de escola pública chegue bem preparado para a prova”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

KITS BEM ORGANIZADOS

Até o momento, três aulões do Foca no Enem foram realizados pela Seduc: o primeiro, em Maceió, no dia 11 de junho; o segundo, em Rio Largo, no dia 13, e o último em Teotônio Vilela, nesta quinta-feira (30). Juntos, os três eventos contabilizaram quase três mil estudantes beneficiados.

Os professores Ramilton Batinga e Kemido Paixão ministraram os aulões nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Eles destacaram a importância da iniciativa e elogiaram a qualidade dos kits do Foca no Enem.

“Fico muito feliz de participar destes aulões e de poder contar com um material didático, rico e bem planejado que, com certeza, vai ajudar os nossos alunos”, falou Kemido. “O kit sintetiza as competências e habilidades que os alunos precisam ter para a prova. Além disso, não conta apenas com um livro, mas com onze”, complementou Batinga.

BEM PREPARADOS

Os estudantes da rede estadual também apontam a qualidade dos kits didáticos e dos aulões do Foca no Enem como diferenciais na sua preparação para o exame.

Presente ao aulão de Rio Largo, a estudante Beatriz Lira, da Escola Estadual Francisco Leão, também de Rio Largo, revela que pretende cursar Administração e que, para essa etapa preparatória, o Kit Foca no Enem será determinante. “Eu achei o aulão incrível, bem interativo. Fora que adorei os livros que recebi, são bem interessantes e fáceis de compreender”, disse a garota.

Seu irmão Samuel Lira, também da Francisco Leão, assistiu ao aulão atento a cada detalhe, com o caderno na mão para não perder nada. O jovem de 17 anos conta que sempre gostou de tecnologia e deseja construir uma carreira profissional na área da Computação. Ele afirma que os livros do Foca no Enem vão ajudá-lo a se preparar com antecedência para o exame. “Achei os livros ótimos, porque já possibilita que a gente faça uma preparação com antecedência. E é a primeira vez que as escolas estão recebendo esse material e isso já é algo muito bom, pra gente já começar a estudar e se sair bem no Enem”, destacou o estudante.

De Maceió, a estudante Eliada Gomes, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Maceió, pretende seguir os passos do pai e investir na carreira militar. Para isso, já está montando sua rotina de estudos e fará uso do Foca no Enem em seu planejamento.

“Achei os livros muito legais, você não precisa ficar procurando provas antigas do Enem, as questões, pois já têm tudo resumido. E ainda tem o planejamento, o qual dá pra você aplicar na sua rotina, tem as semanas organizadas por assuntos. Algo que posso levar para minha vida e que ajudará na minha vida e até mesmo para estudar para os concursos”, observou a garota.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo