Audiência debaterá incentivos à agricultura familiar para produção de orgânicos

Alexandre Carvalho/A2img/Governo de São Paulo
Alimentos - orgânicos hortifrutigranjeiros embalagens plástico
Produção de alimentos orgânicos será tema de debate

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na segunda-feira (20) para debater a agricultura familiar e a produção orgânica de alimentos.

O debate foi sugerido pelos deputados Heitor Schuch (PSB-RS) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG). Eles destacam que há uma tendência de valorização dos sistemas orgânicos de produção, motivada por uma demanda mundial de maior sustentabilidade ambiental.

“Propomos a realização da audiência pública como forma de dinamizar a tecnologia, a regulamentação e o incentivo para a viabilização da produção orgânica da agricultura familiar e dos empreendimentos rurais familiares”, diz o requerimento assinado pelos deputados.

“Mesmo que a produção orgânica de alimentos não tenha como premissa única a produção no contexto da agricultura familiar, esse espaço se constitui como o lócus ideal para o desenvolvimento da agroecologia, tendo em vista que é nesse espaço que suas bases (sociais, econômicas, ambientais, culturais) podem ser desenvolvidas, respeitadas e fortalecidas”, afirmam.

Debatedores
Entre os convidados para o debate estão o presidente do Instituto Brasil Orgânico, Rogério Dias; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) José Antônio Azevedo Espíndola; e o empresário e produtor de alimentos orgânicos Joe Valle.

Também foram convidados representantes da Câmara Temática de Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag); e da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 12.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo