Ato em defesa da liberdade de expressão reúne jornalistas e juristas

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), em auditório do Maceió Mar Hotel

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), o ato em defesa da democracia e liberdade de expressão, com o tema “ imprensa livre”, o evento contou com a participação de várias lideranças, no  no período da manhã, no Maceió Mar Hotel, no bairro da Ponta Verde, parte baixa de Maceió.

Em menos de 24 horas de organização, os veículos de comunicação A Notícia, O Fato, Repórter Mirim e Rede Repórter conseguiu reunir 45 pessoas. Podemos destacar a presença do advogado e juiz aposentado Marcelo Tadeu, do procurador de Estado e ex-presidente da OAB/AL Omar Coelho, do representante e diretor da OAB/AL Nivaldo Barbosa, do Coordenador do MCCE Antônio Fernando, do vice-presidente do sindicatos da saúde Alessandro Fernandes, da presidente do Sindicato dos servidores do Tribunal de Contas, além de diversos jornalistas, como: Odilon Rios, Deraldo, dentre outras autoridades.

A própria jornalista Maria, que teve sua liberdade física cerceada pelo Juízo da 3ª vara Criminal da Capital, apareceu durante o evento, que já contava com a presença do advogado Cleto Carneiro, que defende a jornalista.  O debate ficou calorosamente o debate ficou mais intenso com sua presença.

JORNALISTA WELLINGTON SENA

Wellington Sena diretor do grupo A notícia revelou que é com grande preocupação que encarava as últimas decisões judiciais, em razão da rigorosidade nas medidas tomadas, pois a prisão seria uma exceção durante o curso de um processo, principalmente, quando a penalidade é a detenção e não a reclusão – mas, antecipou que não enxerga com bons olhos o “jornalismo” que invade a intimidade das pessoas.

JORNALISTA RAUDRIN DE LIMA

O jornalista Raudrin de Lima em sua fala garantiu que irá lutar pela liberdade de expressão, e que quer fortalecer os meios de comunicação através da criação do Sindicato das Empresas de Comunicação do Estado de Alagoas.

ADVOGADO CLETO CARNEIRO

O advogado Cleto Carneiro, expôs tecnicamente o processo, alegando que Alfredo Gaspar é um ser humano responsável, e que crê que professor Alfredo como ele declinou, não tinha conhecimento do pedido de prisão. Mas, assegurou que não houve em nenhum momento coação no curso do processo, portanto, a prisão foi manifestamente contra as provas e a realidade dos fatos.

JUIZ APOSENTADO E ADVOGADO MARCELO TADEU

O advogado Marcelo Tadeu defendeu os direitos civis e garantias fundamentais, asseverando que houve um ato extremo, com excesso, por parte do judiciário – revelou ainda que já foi perseguido por cumprir o seu papel como juiz criminal.

ADRIANO ARGOLO

O advogado Adriano Argolo revelou que o sistema de colegiado é ilegal e deve continuar sendo combatido, alegou que já foi vítima de comentários não condizentes com a verdade no blog da própria Maria Aparecida, mas sequer representou Aparecida, pois é um defensor da liberdade de expressão, e como pessoa pública está preparado para ouvir críticas. Fez um discurso descontraído levando o público presente a aplaudir várias vezes a sua fala.

DÊVIS KLINGER DO REPÓRTER MIRIM

O especialista em direito penal Dêvis Klinger, revelou que as notícias envolvendo seja lá quem for – precisam ser feitas com responsabilidade, e disse ainda, que pode não concordar com as manifestações de pensamento dos colegas, mas defenderia até a morte o seu direito em dizê-las. 

ADVOGADO LUCAS BOMFIM

O advogado Lucas Bomfim fez um apanhado técnico da decisão arbitrária do ponto de vista jurídico, garantindo que houve ilegalidade na decisão da prisão processual.

ADVOGADO OMAR COELHO

O advogado e procurador de estado Omar Coelho revelou sua preocupação com a decisão de prisão preventiva, já que se trata de crime de menor potencial ofensivo e que na sua opinião não houvera coação no curso do processo, apenas um vídeo onde a jornalista exerce sua profissão que é de informar a sociedade e seus seguidores – alegando – ela –  que não tinha medo de processo – mostrou-se preocupado com o rumo das decisões de tentativa de censura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo