Assistência Social discute violência contra mulher em Maceió

Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza, por meio da Coordenação de Defesa da Mulher, nesta sexta-feira (24), um ciclo de palestra sobre violência doméstica.

O evento, que acontece no Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir das 10h, é voltado para profissionais que trabalham com a garantia de direitos da mulher, comunidade acadêmica e a sociedade civil.

A primeira palestra tem como tema ‘A violência contra a mulher: Direito, Responsabilidade, Serviços e Rede para enfrentar a Violência’ e será ministrada pela professora da Universidade Federal de Alagoas, Amanda Gabriela. Em seguida, a também professora da Ufal, Marli Araújo, fala sobre o ‘Aumento na Violência contra Mulheres Negras’. O encerramento das discussões terá como tema ‘Construção Social de Gênero’, ministrado pelo coordenador da Diversidade Sexual da Semas, José Roberto da Silva.

Durante as palestras, serão apresentados dados sobre violência doméstica relacionados a gêneros e raça.

A participação no evento é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-7873.

Não-Violência contra a Mulher

Dia 25 de novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. Essa data foi criada em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas como “Las mariposas”, que lutavam contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana e foram assassinadas na mesma data em 1960.

A data foi criada com o objetivo de expandir e aprofundar o debate sobre a violência contra as mulheres, visando sua eliminação. É importante ressaltar que a violência contra as mulheres se apresenta de muitas formas, não é apenas física, mas também pode ser de caráter psicológico. Violência contra a mulher é qualquer conduta – ação ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.

Ascom Semas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo