Após furto de equipamento, Equatorial recompõe rede elétrica próxima à Lagoa Mundaú em Marechal Deodoro

Operação contou com aproximadamente 50 profissionais que atuaram na ocorrência

A Equatorial Alagoas realizou na última quarta-feira (01) uma grande operação de recomposição da rede de média tensão que cedeu nas proximidades da Lagoa Mundaú, em Marechal Deodoro, em decorrência do furto do equipamento responsável pela sustentação de um poste pertencente à Distribuidora. O serviço foi executado de forma integrada com o apoio da Batalhão da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente, da Capitania dos Portos e da prefeitura do município.

No sábado (28), ao tomar ciência da situação, a companhia de energia elétrica realizou o desligamento do circuito de forma imediata para minimizar os riscos acidentes contando com o suporte da Defesa Civil e da Capitania dos Portos que emitiram comunicados com o propósito de alertar para que navegações e banhistas não utilizassem o trecho até que o reparo fosse concluído. A operação contou com aproximadamente 50 profissionais que atuaram de forma direta ou indireta na ocorrência.

O executivo de manutenção da Equatorial Alagoas, Elger Reis, agradeceu a parceria de todos os envolvidos na missão que foi executada com total segurança e comprometimento das equipes que foram mobilizadas para que o fornecimento de energia fosse normalizado o mais breve possível para os consumidores que foram afetados com a interrupção do serviço. 

“Quando recebemos o chamado não medimos esforços. Iniciamos o monitoramento da rede suspensa e atuamos para identificar o que levou a rede a ceder. Foi quando, em campo, constatamos infelizmente o furto do equipamento responsável pela sustentação do poste. Montamos essa força tarefa principalmente pelo local ser de difícil acesso e estar alagado devido às fortes chuvas”

“Foi necessário aguardar que o nível da lagoa reduzisse para que nossos eletricistas pudessem ter acesso ao local dentro do mangue que se encontrava a estrutura danificada e trabalhar de forma segura na recomposição da rede”, explicou o executivo.

Durante o serviço de recomposição da rede, também foram feitas a substituição de cabos para oferecer mais segurança, qualidade e confiabilidade para os clientes da região.

O que fazer em situações de risco?

Ao se deparar com alguma situação de risco a orientação é fazer o isolamento da área e acionar a Equatorial imediatamente. O registro deve ser feito exclusivamente pelo número 0800 082 0196 comunicando a situação de risco à empresa.

Prática criminosa

Para colaborar com a inibição desse tipo de crime a Distribuidora também orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.

Ao acessar o site oficial https://al.equatorialenergia.com.br/, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial.

“É importante ressaltar que essa prática, além de ser um crime, é muito perigosa. A pessoa pode sofrer choque elétrico durante o furto, o que pode levar até a morte. Além disso, essa ação criminosa interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia dos clientes da localidade, causando prejuízo e outros transtornos como foi o caso dessa ocorrência a qual a rede elétrica chegou a ceder colocando em risco a vida de banhistas, embarcações e outros veículos aquáticos”, finalizou o executivo. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 03/05/2022

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