Apelo aos municípios: Marx Beltrão pede urgência e esforço concentrado em aplicação de vacinas

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez um apelo nesta terça-feira (30) por mais “união e mais ação conjunta entre a União, estados e municípios de todo o país para que a vacinação em massa seja realizada o mais urgentemente possível”. Na segunda-feira, Beltrão participou da reunião entre a bancada federal e prefeitos de Alagoas, realizada pela AMA (Associação dos Municípios Alagoanos). No encontro, foram apresentados dados, ações e dificuldades dos municípios do estado quanto à necessária imunização geral da população contra a Covid-19.

“Em todo o país, segundo dados do governo federal, já foram distribuídas 33,6 milhões de doses de vacina e aplicadas 17,3 milhões pelos estados. Em Alagoas, ainda segundo a União, chegaram quase 480 mil vacinas e aplicadas cerca de 266 mil. Isto até o último dia 27. Ou seja, ainda haveria aproximadamente 214 mil doses de vacinas a serem aplicadas, e este é um número muito alto. Muitos municípios alegam entraves e dificuldades para realizar este trabalho de forma mais rápida, mas não podemos perder um segundo sequer. Tanto eu como toda a bancada estamos dispostos a ajudar no que for necessário, para que este excedente de doses seja aplicado de forma urgente no maior número de pessoas”, afirmou Marx Beltrão.

Entre as dificuldades apresentadas pelos municípios para a aceleração da vacinação estão questões de transporte e logística, armazenamento adequado e capacitação de mão de obra para realizar o trabalho em grande volume. “Estes obstáculos precisam ser superados. Por isso que este esforço concentrado deve ser prioridade em todos os municípios, por parte de todas as gestões municipais, estaduais e do governo federal. A União está anunciando que neste semestre enviará mais vacinas para todos os estados brasileiros. E estas vacinas não podem ficar paradas a espera de serem aplicadas. Ou seja, é preciso zerar o atual estoque e se preparar para as doses que estão para chegar”, advertiu o parlamentar.

Na reunião na AMA, a entidade anunciou que está atuando ao lado do Cosems/AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas), e que identificou algumas dificuldades junto aos municípios para a aceleração da imunização em massa, as quais estão sendo trabalhadas de forma integrada. O Conselho afirmou também que está acompanhando a evolução das reuniões técnicas com o Ministério da Saúde e que servirão de respaldo aos parlamentares na defesa de novas ações para Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo