Ângela Garrote destaca lançamento do Programa Planta Alagoas

A presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputada Ângela Garrote (PP), foi à tribuna da Casa nesta quinta-feira, 8, para parabenizar o governador Renan Filho e o secretário estadual de Agricultura, João Lessa, pelo lançamento do Programa Planta Alagoas de distribuição de sementes, ocorrido ontem, no Palácio República dos Palmares. “Estive presente ao lançamento deste programa, que foi motivo de várias cobranças aqui na Casa, por mim e por outros colegas. A iniciativa irá beneficiar milhares de pequenos agricultores em toda Alagoas”, disse.

O programa favorece os agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. O prazo para inscrição dos municípios é até o dia 12 de abril. Além de incentivar a produção, a iniciativa governamental vai gerar renda e segurança alimentar no campo. “Quero avisar aos deputados para alertarem e incentivarem os prefeitos a fazer suas inscrições, para depois não existir nenhuma cobrança pela perda do prazo. Serão R$ 15 milhões investidos em sementes de milho, feijão, arroz e sorgo”, destacou Ângela Garrote.

Em aparte, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo (PV), disse que o trabalho feito pelo Executivo visa beneficiar, com programas sociais, pessoas tanto do campo quanto da cidade. “O governador não vê questões políticas quando implementa seus programas sociais; sendo assim, todos serão contemplados”. O deputado Davi Maia (DEM) lamentou o atraso de um mês na distribuição das sementes e lembrou dois projetos que tratam sobre o assunto, um já aprovado e outro em andamento na Casa. “Um dos projetos pede que o Governo disponibilize sementes de palma, e o outro, que já virou lei, trata do percentual de distribuição de sementes caboclas”, afirmou.

O deputado Gilvan Barros Filho (PSD) ressaltou a importância da ação promovida pelo Governo e aproveitou para pedir que os órgãos governamentais agilizem a distribuição dos títulos de escritura definitiva aos agricultores de Alagoas. “Segundo informações, são mais de dois mil títulos esperando pelas assinaturas das autoridades competentes”. O deputado Ronaldo Medeiros (MDB) disse que seria importante a implementação, por parte do Estado, de um banco de sementes. “Se isto for colocado em prática, poderemos ter, no próximo ano, todas a sementes oriundas aqui de Alagoas, e entregues dentro do prazo”, projetou.

A deputada Jó Pereira (MDB) disse que sempre alertou para a aprovação, em tempo, dos recursos, para que as sementes fossem distribuídas ainda no mês de março ou no início de abril. “É importante que o agricultor tenha suas sementes disponíveis na hora certa da chuva. Peço aqui mais celeridade na distribuição. Na reunião do Conselho do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) aprovamos os recursos para a compra das sementes deste ano”, disse.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo