Amin registra os 109 anos do Combate do Irani, marco inicial da Guerra do Contestado

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Esperidião Amin (PP-SC) registrou que amanhã, 22 de outubro, se completam 109 do Combate do Irani. Um conflito armado que deu início à Guerra do Contestado, que durou quatro anos, de 1912 a 1916.

Segundo o senador, a guerra foi um acontecimento importante na história do estado de Santa Catarina, com consequências em outros estados vizinhos, principalmente o Paraná.

— Uma convulsão social que o Sul do Brasil viveu e que está registrada num livro cuja publicação o próprio Senado Federal já promoveu, tanto em meu mandato anterior, na década de 90, quanto agora, em 2019, com a devida aprovação do Conselho Editorial.

Cooperação

Esperidião Amin também registrou uma audiência pública, realizada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), onde se debateu a crise social e econômica enfrentada pelo Líbano. A reunião teve por objetivo encontrar meios de o Brasil criar mecanismos de ajuda à comunidade libanesa no Brasil. A audiência contou com a presença da embaixadora daquele país, Carla Jazzar.

— Quero registrar a presença da embaixadora, assegurando que o Senado, dentro das suas possibilidades, não tem se omitido, nem se omitirá na busca pela concretização de gestos de solidariedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo