Alunos podem assistir aulas para o Enem no site da Escola Web e pela TV Educativa

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Projeto Vamos Aprender, continua reforçando os preparativos com aulas on-line para os estudantes alagoanos que se submeterão ao Enem 2020, cujas provas estão previstas para os dias 17 e 24 deste mês. Os conteúdos digitais podem ser acessados por meio do site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/tv-foca-no-enem.

Ao todo, são 120 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações em todas as áreas de conhecimento com temáticas voltadas para o Enem 2020.

“Todos os conteúdos podem ser acessados no projeto TV Foca no Enem, que é da plataforma da Escola Web. Por lá, há materiais e conteúdos interdisciplinares. Além do site, os programas também estão sendo transmitidos pela TVE. O espaço de estudo complementar destinado aos alunos do Ensino Médio tem o objetivo de mobilizar e preparar as turmas concluintes para o exame”, enfatiza Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Vale lembrar também que as videoaulas são veiculadas diariamente pela TV Educativa (canal 3 pela tv aberta), de segunda a sexta-feira, no horário das 10h (com reprise às 14h) totalizando cinco aulas semanais e complementares. Cada aula tem duração de 40 minutos.

Os episódios contemplam todas as áreas do conhecimento, incluindo conteúdos transversais ou multidisciplinares com Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, os assuntos pedagógicos estão disponíveis também para os alunos das redes municipais de ensino.

Escola Web – A plataforma (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/) oferece milhares de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). As atividades são desenvolvidas, apresentadas nos Roteiros de Estudos Semanais e organizadas por cada área de conhecimento, com a finalidade de promover o compartilhamento de experiências, dúvidas e materiais de apoio entre estudantes e professores da rede de ensino estadual. E para os alunos que não têm nenhum acesso à internet, as escolas também disponibilizam material impresso.

Escola 10 TV – Para fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede pública, a Seduc, em parceria com o Projeto Vamos Aprender, também oferece programas educativos com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O endereço é o https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/escola-10-tv. Para as três etapas, são mais de 320 conteúdos pedagógicos disponíveis.

Enem 2020 – As provas do Enem 2020 estão previstas para ocorrer nos dias 17 e 24 deste mês, na versão impressa. Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Vale lembrar que o Cartão de Confirmação da Inscrição do (Enem) 2020 já está liberado. O documento contém as principais informações sobre a aplicação da prova impressa. Para acessar e conferir o cartão, o participante deve entrar no site www.enem.inep.gov.br/ e informar o CPF e a senha.

Já os locais de prova do Enem Digital só serão liberados no dia 15 de janeiro, exame este previsto para 31/01 e 7 de fevereiro.

Inscrições – Mesmo em tempos de pandemia, Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos no Enem em relação ao quantitativo de 2019. O crescimento supera a média nacional, que foi de 13,5% em relação ao ano passado. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, 102.577 candidatos confirmaram sua inscrição para o Enem 2020 em Alagoas – 12.751 candidatos a mais do que os 89.826 inscritos de 2019. Já o Brasil, contabilizou 5.783.357 inscritos (quase 5,8 milhões) nesta edição, 687.969 inscritos a mais do que os 5.095.388 confirmados no ano passado. Em relação à rede estadual de ensino de Alagoas, também houve aumento do número de inscritos, que passou de 14.202 inscritos em 2019 para 15.947 em 2020 – um crescimento de 12,2%.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo