Alagoas terá sete polos de aplicação de exame de certificação de jovens e adultos


Quem deseja garantir o certificado de conclusão dos níveis Fundamental e Médio da educação básica, eis uma boa notícia: estão abertas as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para efetuar sua inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônicohttp://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial entre os dias 20 a 31 de maio, informar seus dados pessoais e responder ao questionário socioeconômico. A inscrição é gratuita e as provas acontecem no dia 25 de agosto.

Em Alagoas, o teste será aplicado em sete polos – um a mais que no ano passado. A cidade de Rio Largo passa a fazer parte dos locais onde o Encceja será realizado, junto com os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

O Encceja 2019 conta ainda com mais uma novidade este ano: quem se inscreveu para a prova do ano passado e não pôde comparecer, deve anexar, durante o ato de inscrição, uma prova com o motivo de não ter participado do exame. Caso não consiga atestar a razão da falta, o interessado deve pagar uma taxa para participar da edição deste ano.

De acordo com Mônica Sarmento, Supervisora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o exame representa não somente a certificação de conclusão do ensino básico, mas também o resgate da vida estudantil, com a continuidade dos estudos.

“Caso o candidato não consiga passar em alguma das provas, ele poderá receber uma declaração de proficiência das áreas que teve êxito e no próximo Encceja fazer apenas as que não foi aprovado, o que não acontecia até a edição do ano passado. Com o certificado, os participantes podem prosseguir com os estudos. Quem fez a prova como conclusão do Fundamental, segue para o Ensino Médio. Quem concluiu o Ensino Médio, pode fazer parte de algum curso superior”, comenta a Supervisora.

O Encceja – o exame acontece em 611 municípios em todo o país e certifica a população que deseja concluir o Ensino Fundamental e Médio. Para garantir a conclusão do Fundamental, o participante tem que ter, no mínimo, 15 anos completos no dia de aplicação das provas. Podem participar do Encceja para Ensino Médio, pessoas com pelo menos 18 anos até o dia 25 de agosto.

No portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos têm acesso às apostilas de estudo e as provas e gabarito do Encceja 2018. O material conta com oito volumes de orientações para estudantes, sendo quatro do Fundamental e quatro do Médio. O Inep disponibiliza, ainda, quatro apostilas com orientações para professores.

Ascom – 20/05/2019