Alagoas pode ter primeira praia Bandeira Azul do Estado

Alagoas pode ter primeira praia Bandeira Azul do estado

 

O secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo, Marcius Beltrão e o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela definiram as próximas ações para que a Praia do Patacho possa receber o Bandeira Azul. Concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), maior organização de educação ambiental do mundo, o prêmio global dedicado a gestão de praias reconhece vários critérios como  qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

O município apresentou ao secretário o cumprimento de todas as exigências formais da fase piloto que está sendo implantada, como documentação e ações com a comunidade. Desde 2020, em parceria com a Sedetur, o município vem monitorando a qualidade da água do Patacho e desenvolvendo projetos estruturais de acordo com as exigências do programa e dos órgãos ambientais , também ouvindo a comunidade.

Na reunião com o secretario, onde também participaram a secretária municipal de Turismo Zélia Cavalcanti e a coordenadora do programa Sandra Vilanova, o prefeito Henrique Vilela apresentou um amplo relatório da evolução da cidade ao longo dos últimos quatro anos, que tem se preparado pare ter um turismo de base comunitária e sustentável. O município se antecipou ao plano diretor que será executado pelo governo e iniciou um plano de ordenamento das praias, bem como já tem a garantia da execução do saneamento básico.

O secretário também conheceu os novos projetos que serão instalados em Porto de Pedras, como hotéis boutique, a construção de vilas gastronômicas, praça de eventos, centro de artesanato. A cidade já conta com um dos melhores campos de golfe do país, o quinto do Nordeste , clube de tiro e eventos esportivos internacionais programados para 2022.

Investidores brasileiros e internacionais têm se voltado para a cidade que mantém sua característica histórica e cultural e criado leis que assegurem o desenvolvimento de forma sustentável , preservando todo o potencial natural, como o vasto coqueiral.

 


 

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo