Alagoas é cotada para instalação de usina nuclear

ebe73928-d005-40fa-9f2c-cc2ce593d05c
Usina Nuclear Angra 2, no Rio de Janeiro

A Eletronuclear informou nesta segunda-feira, 11, que está procurando locais que possam abrigar futuros sítios de novas usinas nucleares no país. Técnicos da estatal já estiveram em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e, nesta semana, irão a Sergipe.

Essas localidades são apontadas como candidatas a receber a nova usina, tanto que, potenciais fornecedores de equipamentos para as usinas nucleares têm sido convidados para essas viagens de reconhecimentos das áreas.

As empresas Westinghouse e Atmea acompanharam as visitas em Minas Gerais e Pernambuco, e técnicos da estatal chinesa Chinese National Nuclear Corporation (CNNC) farão parte da comitiva que irá a Sergipe.

Atualmente, o Brasil conta com duas usinas nucleares em funcionamento: Angra 1, com 640 megawatts (MW) de potência, e Angra 2, com 1.350 MW. Em 2014, a energia nuclear respondeu por 2,87% da geração do Sistema Interligado Nacional.

No ano passado, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que 21 pontos estratégicos em todas as regiões brasileiras estavam em estudo para que sejam instaladas mais quatro usinas nucleares no país.

Agência Brasil

Sair da versão mobile