Água suja é lançada na Praia da Ponta Verde, em Maceió, por galeria pluvial

Situação chamou a atenção de turistas que aproveitavam o dia no local. Casal diz que enviará equipe para tentar descobrir causa do problema.

Uma grande quantidade de água suja foi lançada na Praia da Ponta Verde, por uma galeria de água pluvial (própria para água da chuva) nesta quinta-feira (26). O odor forte e a coloração escura da água chamou a atenção de quem passava pelo local, que é uma das praias urbanas mais frequentadas por turistas em Maceió.

Os banhistas se revoltaram com a cena. “Uma vergonha isso aqui. Um lugar tão lindo e com essa nojeira, esse esgoto sendo lançado no mar. Mergulhar está fora de cogitação”, disse a turista Magali Souza da Silva, do Rio Grande do Sul.

No último fim de semana, uma equipe da TV Gazeta registrou a mesma situação. Um vendedor que trabalha na orla, e que não quis se identificar, confirma o problema recorrente.

“A gente vive perdendo cliente por conta disso. É um problema antigo, e ninguém faz nada para resolver”, falou.

A assessoria do Instituto de Meio Ambiente (IMA) informou que uma equipe foi ao local fazer uma coleta e avaliar a situação para saber se a água suja se trata é de esgoto ou de outra origem.

O IMA enviou equipes ao local após o recebimento da denúncia. O instituto ainda está analisando obras e edifícios existentes próximos ao local onde a água surgiu. Por meio de nota, foi informado que a origem da galeria ainda não foi identificada.

“Inicialmente não foi identificada a origem, mas a equipe está reunindo os indícios que deverão apontar os responsáveis. O resultado da análise das amostras deve sair na próxima segunda-feira (30)”.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunicaram que uma equipe de fiscalização também foi encaminhada ao local.

A Casal comunicou que a água é oriunda de uma galeria de águas pluviais, que é de responsabilidade da prefeitura e não da companhia. A assessoria da prefeitura informou ao G1 que equipes ainda estão analisando o local para dar um posicionamento.

g1

26/01/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo