Acusado de assédio sexual, diretor da Fox News pede demissão

Roger Ailes foi acusado por ex-âncora. Rupert Murdoch, chefe da matriz 21st Century Fox, assumirá o cargo.

Gretchen Carlson, ex-âncora do Fox News, em foto de 2010; à dir., Roger Ailes, que ela acusa de assédio sexual, em foto de 2015.
Gretchen Carlson, ex-âncora do Fox News, em foto de 2010; à dir., Roger Ailes, que ela acusa de assédio sexual, em foto de 2015.

Roger Ailes, diretor-geral da cadeia Fox News e Fox Business, acusado de agressão sexual por uma ex-âncora da TV, deixa nesta quinta-feira (21) o seu cargo, que será assumido pelo chefe da matriz 21st Century Fox, Rupert Murdoch.

A 21st Century Fox afirmou que Ailes pediu demissão. Segundo comunicado da empresa, a saída de Ailes tem efeito imediato.

Ailes foi consultor de mídia de presidentes republicanos, incluindo George H. W. Bush. Ele  transformou a rede de TV Fox News no canal de notícias a cabo mais visto nos Estados Unidos. Murdoch nomeou Ailes executivo-chefe fundador da Fox News em 1996. O canal permanece uma subsidiária da 21st Century Fox.

No dia 7 de julho, Gretchen Carlson, ex-âncora da Fox News, processou Ailes por assédio sexual, alegando que o ex-chefe a demitiu indevidamente depois de ela ter rechaçado anos de avanços não desejados.

Gretchen Carlson, de 50 anos, disse no processo que Ailes tirou-a do programa matutino “Fox & Friends” em 2013 e cortou o salário dela porque ela se recusava a ter uma relação sexual com ele.

Processos alegando assédio sexual indicam tipicamente o empregador como réu, mas a advogada da apresentadora, Nancy Erika Smith, declarou em entrevista que não tinha razões para acreditar que a Fox aceitara ou autorizara o comportamento de Ailes, o presidente da rede.

Em comunicado emitido à época, a Fox afirmou ter “total confiança” em Ailes e disse que iniciou uma investigação interna sobre o caso.

g1.globo.com

21/07/16

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo