Acompanhamento nos primeiros anos de vida pode ser determinante para uma boa saúde

Foto: Assessoria

O acompanhamento da criança, desde o nascimento e nos primeiros anos de vida, é de fundamental importância para a promoção de um crescimento saudável. Por isso, os pequenos não devem ir ao pediatra apenas quando doentes: consultas periódicas permitem a detecção precoce de doenças e distúrbios que podem afetar seu pleno desenvolvimento e a saúde, garantindo a intervenção preventiva nesses casos.

De acordo com a pediatra Taciana Nobre Baumgarten, o acompanhamento pediátrico nos primeiros anos de vida da criança é essencial porque trata-se de um ser em desenvolvimento. Daí a importância de inserir as consultas periódicas na rotina, do nascimento até os 18 anos, idade até a qual o pediatra é o profissional indicado para o acompanhamento.

“Nas consultas com o pediatra é feito o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, adaptação ao meio, medidas preventivas de doença e há orientações específicas para cada idade. No caso de crianças menores, demandam mais cuidados no que diz respeito a acidentes domésticos. Em todas as idades, é preciso ter cuidados com mordidas de animais, alimentação, saúde mental e interação social”, ensina a médica, também professora do curso de Medicina no Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL).

Ela lembra que a frequência das visitas ao pediatra são diferentes em cada etapa. Até o primeiro ano de vida, as consultas ao pediatra devem ser mensais, para a verificação de peso, estatura e desenvolvimento, as orientações sobre alimentação, o incentivo ao aleitamento materno. A partir do segundo ano, o intervalo é um pouco maior.

“A consulta deve acontecer de dois em dois meses, tendo em vista que ainda há vacinas a serem vistas, assim como o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (fala, locomoção), se a fontanela (mais conhecida como moleira) fechou. Estas são questões muito importantes nos dois primeiros anos de vida da criança”, assinala.

Do terceiro ano em diante, as consultas de rotina com o pediatra devem acontecer a cada três ou quatro meses. Ainda assim, os pais devem procurar o atendimento médico quando a criança apresentar algum sintoma de alerta para doenças, como cefaléia, febre, dor, vômitos, diarreia.

“Ou algum outro sinal que a família percebe de diferente na criança, como a falta de desenvolvimento na linguagem, se ela vai mal na escola, dificuldade de adaptação familiar ou na escola, enfim, qualquer outro problema que a família ache que não é normal. Estes são casos para consultas extras”, completa a pediatra.

Atendimento médico gratuito

A Policlínica da Unit/AL, localizada no Campus Amélia Maria Uchôa, na Avenida Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas, oferece atendimentos gratuitos nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Infectologia, Gastroenterologia, Obstetrícia, Reumatologia, Ortopedia, Psiquiatria, Neurologia, Nefrologia e Geriatria.

Para garantir atendimento médico, o interessado deve fazer primeiramente o agendamento pelos telefones 3311-3209 e 98886-6911, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Os atendimentos ambulatoriais acontecem de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, com qualidade garantida pelo corpo docente de médicos da Unit/AL, que acompanha de perto as consultas realizadas pelos estudantes em períodos finais dos cursos de Medicina, e obedecendo a todos os protocolos de biossegurança e distanciamento social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo