A importância do Cnai e a legitimidade jurídica que garante o corretor como avaliador

 

Algumas pessoas confundem os conceitos de capacitação, certificação e legitimidade jurídica.

Capacitação é o ensino ou a preparação dada a alguém para que desenvolva determinada atividade. Ocorre, por exemplo, quando o Corretor faz um bom curso de avaliações, lê bons livros sobre o assunto, participa de seminários e palestras.

A certificação é o ato de certificar, de reconhecer, de emitir uma declaração formal comprovando algo. É o que ocorre ao final de um curso, mediante a entrega do certificado ou diploma.

Legitimidade jurídica, por sua vez, significa estar em conformidade com a lei e dispositivos que regem um assunto. É estar inscrito no Creci, por exemplo, para ser um Corretor e assim poder realizar as atividades pertinentes à profissão conforme a Lei Federal n° 6530/78.

Portanto, quando um Corretor faz um curso de baixa qualidade ele poderá até obter o certificado para inscrição no Cnai, porém, provavelmente, não estará capacitado para realizar avaliações e perícias. Aliás, isso tem ocorrido com certa frequência em razão de cursos deficientes cujas cargas horárias às vezes não chegam a 16 horas, quando a mínima determinada pelo Cofeci são 24 horas de relógio (e não hora-aula, cuja duração é 50 minutos). E o pior é que alguns alunos, mesmo despreparados, ainda elogiam o curso que fizeram – e talvez elogiem justamente por isso, por desconhecerem o assunto -, até descobrirem que não aprenderam o suficiente, o que acaba acontecendo infelizmente bem na hora de porem os seus conhecimentos em prática, ao serem contratados pelo cliente.

Lamentavelmente, mesmo sem dominar o assunto e não estando inscrito no Cnai, o Corretor poderá realizar avaliações e perícias amparado na Lei 6530/78 que lhe garante essa prerrogativa mediante a simples inscrição no Creci.

Vale salientar, entretanto, que estar inscrito no Cnai é muito vantajoso para o Corretor por se tratar de um cadastro criado e mantido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis visando promover a atividade bem como apresentar os profissionais teoricamente mais capacitados em cada cidade do país.

O Cnai é hoje uma vitrine que tem possibilitado muitas oportunidades aos Corretores.

Fonte: Prof Frederico Mendonça – 11/06/18

PRECISA DE UMA PERÍCIA OU AVALIAÇÃO DE IMÓVEL ?

Saiba qual solução específica para seu caso. Faça uma consultoria especializada.
Parcelamos em até 12 x no cartão de crédito.
Ligue agora: 82 99936-1643 ou mande um Whatsapp!

Mario Torres

🏡Consultor & Perito Avaliador Imobiliário – Creci 4191 / Cnai: 13764

Av. Fernandes Lima, 2542, Sala 2 A.

☎82 99936-1643 / 82 3013-3031.

[email protected]