A cinco dias do fim do prazo, mais de 10 milhões ainda não entregaram o IR

Os contribuintes têm até a próxima terça-feira, dia 30, para entregar a declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano de 2018. Segundo a Receita Federal, até a quinta-feira, 25, 20.298.863 de declarações haviam sido recebidas pelo sistema do Fisco. A estimativa é que 30,5 milhões de brasileiros ainda precisem entregar.

Para os 44% que está atrasado para o envio do documento, cerca de 1/3 dos contribuintes obrigados a declarar, é bom não perder tempo e usar o fim de semana para acertar as contas com o Leão. O Imposto de Renda deve ser enviado pelo programa disponível no site da Receita Federal. Tenha em mãos documentos como informe de rendimentos, CPF de dependentes e recibos de despesas médicas e com educação, diz o MSN.

Quem perder o prazo terá que pagar uma multa que vai de 165,74 reais até 20% do imposto devido.  Caso não tenha todos os documentos em mãos, o contribuinte pode enviar a declaração e fazer uma retificadora depois para informar os dados faltantes.

Neste ano, está obrigado a apresentar a declaração anual quem, durante 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70, equivalente a um salário de 2.379,97 reais por mês.

Também estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. Nessa conta entram rendimentos com poupança e Fundo de Garantia, por exemplo.

Há outras regras que obrigam o contribuinte a entregar a declaração, como:

26/04/2019

Sair da versão mobile