60% dos brasileiros já tiveram o celular roubado

Uma pesquisa realizada pelo Mobile Time e Opinion Box revelou que 61% dos brasileiros já tiveram o celular roubado ao menos uma vez. No total mais de 102 milhões de celulares já foram roubados ou furtados no país. Quer saber como evitar entrar nessas estatísticas? A gente te conta!

Prevenir é melhor do que remediar

Ao andar com o celular na rua, principalmente das grandes cidades, todo cuidado é pouco. Além de se tornar uma distração, reduzindo a atenção aos possíveis sinais de alerta para uma situação de risco, seu smartphone também pode chamar atenção de criminosos. Na rua ou no carro, fique atento para usar o celular apenas quando necessário.

O local onde você carrega o celular também pode fazer a diferença nessas horas. O bolso de trás pode se tornar seu inimigo já que você não está vendo uma possível aproximação, o que torna o aparelho (ou qualquer objeto de valor que você esteja carregando) mais vulnerável aos criminosos. Compartimentos internos de bolsas e mochilas ou até mesmo os bolsos da frente podem ser essenciais para evitar um furto, principalmente no transporte público.

Cuidado com o “furto simples”

Em muitas situações, um roubo ou furto não é apenas uma ameaça contra seus bens, mas à sua segurança e integridade física. Uma abordagem violenta pode representar um grande risco, por isso a dica mais importante é nunca reagir.

Porém, principalmente no caso dos aparelhos celulares, outra abordagem é muito comum: o furto simples. Diferente dos casos de roubo (onde há ameaça) ou furto qualificado (quando há vestígios como uma bolsa rasgada ou um vidro quebrado), no furto simples o criminoso leva o seu celular sem deixar vestígios, e muitas vezes você nem percebe que aconteceu. Estima-se que 9 em cada 10 casos de furto de celulares são desse tipo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo