Violência contra a Mulher em Debate: Audiência Pública discute Pesquisa Nacional e Mapa de Gênero na CMCVM

Acontecerá nesta quarta-feira (28), às 14h30, uma audiência pública interativa na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) para discutir a 10ª edição da Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher. O evento irá abordar também o Mapa Nacional da Violência de Gênero, que foi apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) em março, durante o Mês da Mulher.

Realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), a pesquisa revelou que 30% das mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica ou familiar por homens. Os resultados mostraram que esse índice é uniforme em todo o território nacional. Além disso, a maioria das mulheres entrevistadas (62%) acredita que o Brasil é um país muito machista.

A senadora Augusta Brito (PT-CE), autora do requerimento para a audiência, destacou a importância da pesquisa, que ouviu mais de 21 mil mulheres e proporcionou análises estaduais. O Mapa Nacional da Violência de Gênero apresenta um alto índice de subnotificação policial, ou seja, muitas vítimas de violência não registraram as agressões às autoridades.

Na audiência, estarão presentes a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora especial da Mulher, e outras representantes, como a chefe de Pesquisa do DataSenado e a coordenadora do Observatório da Mulher Contra a Violência. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube e terá participação virtual da sociedade.

A participação do público é incentivada, e os cidadãos poderão enviar perguntas e comentários para os debatedores. O Senado disponibiliza a declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. O Portal e-Cidadania também recebe opiniões dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo