Vida Nova nas Grotas tem quatro frentes de ação ampliadas

Recuperação de casas em estado precário, atendimento à saúde das gestantes, liberação de crédito a pequenos estabelecimentos comerciais e capacitação aos jovens empreendedores. Essas são as quatro frentes de ação que serão ampliadas dentro do Programa ‘Vida Nova nas Grotas’. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, na manhã desta quarta-feira (11), no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O governador e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram as ordens de serviço para o início dos trabalhos de infraestrutura em mais cinco grotas de Maceió: Santo Amaro, Chã Nova, Rafael, Canal 5 e Samambaia.

“Já temos 26 comunidades em obras, e hoje autorizamos mais cinco. Estimamos, num primeiro momento, que 80 grotas sejam atendidas, porém, mais dez foram identificadas no decorrer do programa. Já temos 600 pessoas trabalhando e essa frente de trabalho será ampliada. Trata-se do maior programa de geração de emprego do Governo do Estado na capital. Isso significa também um alento nesse momento de crise em que vive o Brasil, gerando emprego na construção civil para quem vive nessas comunidades”, declarou Renan Filho.

De acordo com ele, o Governo do Estado já investiu R$ 15 milhões e deve aportar mais R$ 30 milhões até o final do próximo ano para atender todas as 90 grotas da capital, beneficiando mais de 250 mil moradores. “Com o ‘Vida Nova nas Grotas’, o Estado se aproxima de quem mais precisa, de quem vivia historicamente esquecido e abandonado à própria sorte”, disse Renan Filho.

O secretário Mosart Amaral anunciou que o ‘Vida Nova nas Grotas’ chegará a outras 36 comunidades em breve, cujos editais de licitação serão lançados ainda este ano. “Vamos, também, lançar edital para a construção de quadras esportivas, praças e acessos. Outra medida será a implementação de um trabalho permanente de manutenção de tudo o que já foi feito”, afirmou o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.

A solenidade reuniu, no Palácio República dos Palmares, lideranças comunitárias, deputados, vereadores e secretários de Estado. Presentes ao ato, representantes do programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos, ONU Habitat, que atua em parceria com o Governo do Estado na execução do ‘Vida Nova nas Grotas’.

Segundo o analista de programas do ONU Habitat, Jonatas de Paula, o primeiro projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, denominado de ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’, obteve resultados positivos, o que possibilitou a ampliação da proposta, transformada no ‘Vida Nova nas Grotas’.

“A intenção da ONU agora é de que o projeto tenha uma aproximação mais holística: desenvolver ações que não sejam apenas de mobilidade urbana, mas de desenvolvimento econômico, de estratégias de segurança, de coleta de dados para orientar as políticas públicas de habitação. A ideia é trabalhar aqui em Maceió, nos próximos dois anos e, caso haja sucesso, republicar a proposta em outras cidades do Estado e também pelo País”, explicou o analista do ONU Habitat.

A convite da ONU, o governador Renan Filho vai conhecer experiências semelhantes desenvolvidas no México e na Colômbia, oportunidade em que também levará o conhecimento adquirido a partir do ‘Vida Nova nas Grotas’ a estes países, num intercâmbio de informações.

Expectativa

Liderança comunitária na Grota do Canal 5, José Carlos Santos da Silva, o ‘Zé do Boi’, disse que não vê a hora de o programa chegar à comunidade dele, onde moram mais de cinco mil pessoas, e uma das cinco que receberam ordem de serviço nesta quarta-feira (11).

“Hoje, a situação é de dificuldade. As escadarias estão deterioradas, a exemplo da entrada da grota. Existem, ainda, partes sem pavimentação”, revelou Zé do Boi.

Frentes

Com a ampliação das frentes de trabalho anunciadas pelo governador Renan Filho na solenidade desta quarta-feira, casas em situação de precariedade dentro das grotas serão identificadas e receberão melhorias.

Um teto orçamentário para as reformas será estabelecido. No tocante à saúde, as gestantes terão todo o atendimento pré-natal, bem como a disponibilização de exames de ultrassonografia, sem sair de suas comunidades.

As ações da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) também serão intensificadas nessas comunidades, a partir da abertura de mais linhas de crédito aos donos de pequenos estabelecimentos comerciais. 

Outro programa ampliado será o Juventude Empreendedora, que visa dar oportunidades ao jovem para se tornar dono do próprio negócio, por meio da capacitação. A iniciativa já beneficia cinco mil alagoanos e dobrará o número de pessoas atendidas até o próximo ano, informou o governador.

Ascom – 12/10/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo