Vida Nova nas Grotas alcança marca de quase 10 km de escadarias construídas em Maceió

Em um período em que as chuvas têm obrigado a readequação de diversas obras no Estado de Alagoas, os serviços de mobilidade urbana se expandiram entre as comunidades de Maceió. De junho a julho deste ano, houve um crescimento de aproximadamente 10% no volume de atividades realizadas com destaque para a construção de pontilhões (+16%), corrimão (+13%) e escadarias (+11,3%).

Apresentados individualmente, os resultados são ainda mais expressivos. Com atuação em 24grotas da capital alagoana, o programa Vida Nova das Grotas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), já construiu quase dez quilômetros de escadarias ao longo das comunidades. São ainda 14.777,92 m² de passeios, 15.414, 72 metros lineares de corrimão e 190,35 metros lineares de pontilhões.

E as conquistas ainda vão além. Por se tratar de uma das áreas mais vulneráveis no contexto de infraestrutura e mobilidade urbana, são também pensados em equipamentos urbanos que minimizem os impactos gerados durante o período de chuva. Para isso, foram executados até o momento 1.858,15 metros de muro de contenção, 5.614,98 metros lineares de meio-fio e 4.974,35 metros lineares de canaleta responsáveis por conter a água da chuva.

Ao poucos os números vão dando lugar a transformações reais na vida dos moradores. Apesar de parecer algo simples, na prática, a construção de equipamentos urbanos conseguem trazer com eles, pela primeira vez, o sentido de mobilidade e infraestrutura para os mais de 70 mil moradores beneficiados com o programa nas comunidades de Maceió.

É o que acontece com Eunice Domingo dos Santos. Residente da grota das Piabas, no bairro do Jacintinho, a dona de casa conta que as obras representam ‘tudo na sua vida’. Não é por acaso, com 85% dos serviços concluídos, apenas nesta comunidade o programa Vida Nova nas Grotas já construiu mais de 870 metros lineares de escadaria, 788 m² de passeio e 441 metros lineares de corrimão, além da execução de canaletas, muro de contenção e meio-fio.

“Nossa! O caminho era cheio de mato, fazia até medo de descer. As pessoas caiam, muita gente de idade que ia para a igreja escorregava, era um problema sério. Quando chovia então, só Deus tinha compaixão. Agora melhorou bastante, tenho segurança para morar aqui junto com o meu neto”, relata Eunice Domingo dos Santos.

Serviços em andamento

Aliado aos serviços de construção de novos equipamentos urbanos, a equipe técnica inicia ainda os trabalhos de recuperação das áreas atingidas durante o forte período de chuvas no Estado. A expectativa agora é que com o término do quadro chuvoso, as obras sejam retomadas ao ritmo normal, como ressalta o assessor especial de obras da Setrand, Paulo Bandeira.

“Evidentemente que ao longo destes meses, a chuva nos obrigou a reduzir um pouco o ritmo dos serviços. Ainda sim, seguimos com cerca de 70% das atividades de mobilidade nas grotas de Maceió atuando paralelamente na limpeza das áreas destruídas e na execução de novas escadarias, pontilhões e passeios, por exemplo. Assim que as chuvas cessarem, poderemos voltar com 100% dos nosso serviços”, salienta Bandeira.

Ascom – 12/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo