Vendas do varejo brasileiro na Páscoa caem 5% em relação ao ano passado, aponta Índice Cielo; efeitos do calendário impactam o comércio.

As vendas do varejo brasileiro apresentaram uma queda de 5% durante o período da Páscoa deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme apontou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). De acordo com a companhia, essa diminuição nas vendas pode ser atribuída aos efeitos do calendário, já que neste ano a Páscoa ocorreu no final do mês, momento em que as famílias possuem recursos mais escassos.

O vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, ressaltou que, no ano anterior, a Páscoa foi celebrada no início do mês, período em que o comércio geralmente se encontra mais aquecido devido aos depósitos de salários. O ICVA analisou as vendas realizadas pelo varejo entre os dias 25 e 31 de março deste ano e comparou com o mesmo período da semana de Páscoa de 2023, que ocorreu entre 3 e 9 de abril.

Os setores de Supermercados e Hipermercados registraram uma queda de 3,9% nas vendas durante esse período. Por outro lado, as chocolaterias apresentaram um crescimento de 3,8%, com um aumento de 4% para as localizadas em shoppings e de 3,7% para as situadas em ruas.

Em todas as regiões do país, houve uma redução nas vendas, sendo a queda mais acentuada no Centro-Oeste, com 8,5%. No Sudeste, a diminuição foi de 5,5%. O Estado do Paraná foi o que mais teve queda nas vendas, com uma redução de 8,8%. Ao comparar com 2023, nenhum Estado apresentou um desempenho de vendas mais forte durante o período da Páscoa.

O ICVA é calculado pela Cielo com base nas vendas de 18 setores mapeados pela empresa, englobando lojas de todos os tamanhos. Os dados consideram mais de 870 mil varejistas associados à companhia, e o peso de cada setor no indicador é determinado pelo seu desempenho no mês.

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