UFAL – 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco reúne instituições e pesquisadores para desenvolver ações de ciência, educação e saúde ao longo dos 240 km da região.

Iniciou-se nesta terça-feira (21) a 6ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco, um evento que reúne instituições e pesquisadores de todo o Brasil para desenvolver ações de ciência, educação e saúde ao longo dos 240 km da região. A solenidade de abertura, que aconteceu no Centro Cultural Miguel Arcanjo, em Piranhas, contou com a presença de jovens e adolescentes da rede pública de ensino, que foram incentivados a buscar conhecimento para transformar suas vidas e comunidades.

A mesa de honra foi presidida pela reitora em exercício da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcanti, e contou com a presença de representantes de diversas instituições, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Esporte, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE), entre outros. Durante o evento foram discutidos os graves problemas de saúde enfrentados pela região, devido à má qualidade da água.

O coordenador da Expedição, Emerson Soares, destacou a importância de transformar os resultados das pesquisas em políticas públicas e ressaltou a necessidade de gestores públicos implantarem sistemas de saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, foram destacadas as ações positivas realizadas nos últimos anos, como a realização de exames, construção de fossas agroecológicas e a doação de equipamentos para escolas da região.

Durante a cerimônia também foram homenageadas três personalidades que contribuíram para a realização do evento e lançado o livro “Perfil Socioeconômico Municipal e Aspectos Geoambientais do Baixo São Francisco 2023”. Este livro é resultado de uma parceria entre o IBGE e a Ufal e está disponível em versão impressa e digital.

A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco acontece até o dia 30 de novembro e contempla diversos municípios de Alagoas e Sergipe. A população poderá acompanhar a Expedição pelos meios de comunicação e participar das atividades programadas em cada cidade. Para mais informações, basta acessar o perfil @expedicao_saofrancisco nas redes sociais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo