TSE multa ministro da Fazenda por propaganda eleitoral irregular na campanha de 2022 pelo PT em São Paulo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por propaganda eleitoral irregular durante a campanha de 2022, na qual ele concorreu ao governo de São Paulo pelo PT. A decisão veio após um pedido da coligação do ex-candidato tucano, Rodrigo Garcia, e a multa estipulada foi de R$ 10 mil.

O recurso apresentado por Garcia contestava uma decisão anterior do ministro Floriano de Azevedo Marques, que havia revertido uma multa imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a Haddad. Agora, o TSE decidiu derrubar a decisão de Azevedo Marques e confirmar a multa ao ministro da Fazenda.

A condenação de Haddad se deu pelo fato de que a sua campanha teria direcionado a busca pelo nome de Garcia no Google para o site do próprio petista. Segundo o ministro Raul Araújo, isso teria causado uma alteração no núcleo da pesquisa e direcionado os eleitores para informações diferentes das que estavam procurando, caracterizando desinformação.

Além de Araújo, outros ministros do TSE que votaram pela aplicação da multa a Haddad foram Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes (substituindo Kassio Nunes Marques) e Isabel Gallotti.

Até o momento da redação deste texto, Fernando Haddad não havia se pronunciado sobre a decisão do TSE. No entanto, a multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral serve como um alerta para os candidatos em futuras campanhas, reforçando a importância do cumprimento das regras eleitorais para garantir a lisura do processo democrático.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo