Trade turístico de Maceió conhece funcionamento do Ronda no Bairro

O trade turístico de Maceió conheceu, na manhã desta sexta-feira (9), o funcionamento do Programa Ronda no Bairro, que vai atuar, a partir deste sábado (10), na orla da capital, do Jaraguá a Jacarecica.

O programa foi apresentado aos empresários no restaurante Lopana, na praia de Ponta Verde, com a presença do governador Renan Filho. Ele lembrou que Alagoas foi um dos Estados que mais cresceram no turismo no último verão, favorecido pelo clima de tranquilidade aqui instalado.

“Pela primeira vez ultrapassamos a marca de dois milhões de turistas que chegaram pelo aeroporto e turista aqui significa mais emprego. Se o Estado não fornece segurança ao alagoano, obviamente que os visitantes não terão, de maneira que temos de oferecer segurança ao alagoano, o que por consequência traz também segurança ao turista”, observou Renan Filho.

Serão empregados 22 trios de policiais no Ronda no Bairro Orla. “São 66 homens que trabalharão seis horas por turno. Só pra fazer uma comparação, nessa mesma região havia apenas quatro guarnições, com 16 homens. Agora, eles vão continuar e se somarão aos 66 policiais do Ronda no Bairro, que vão circular de moto, de bicicleta e a pé nessa região, criando uma ambiente em que a a polícia estará muito mais presente e próxima do cidadão. Será um novo momento”, afirmou o governador.

A cobertura do programa terá 12 quilômetros de abrangência, atingindo os bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. O lançamento oficial acontece neste sábado (10), na Praça Multieventos, na Pajuçara, a partir das 10h.

“O programa, a partir deste sábado, inicia uma nova etapa. Com a aprovação de sua filosofia e de sua execução pela população do Jacintinho, o Ronda agora está em expansão. Estamos prontos para os novos desafios”, concluiu o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, disse que Alagoas vive um novo momento na Segurança Pública e que isso se traduz em vantagem competitiva dentro da atividade econômica, perante os demais destinos.

“Como Alagoas vive um excelente momento na Segurança Pública, é natural que as pessoas passem a procurar o Estado como uma opção de tranquilidade. No âmbito empresarial, isso é chamado de vantagem competitiva. As belezas naturais a gente já tem de sobra, um povo acolhedor e uma culinária maravilhosa”, pontuou Brito.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel), Thiago Falcão, revela que, durante a realização dos treinamentos simulados do Ronda no Bairro na orla de Maceió, já foi possível sentir uma maior sensação de segurança na região. De acordo com ele, a expectativa do trade é grande para o início efetivo do programa.

“A gente diz sempre que se temos um ambiente saudável para a população, teremos também para o turista, então o Ronda no Bairro traz essa sensação maior de segurança. A gente já vê a presença desses polícias nas ruas. Isso faz toda a diferença pra gente. Hoje, Alagoas faz um trabalho muito bonito na Segurança Pública e esse programa chega pra somar”, avaliou Falcão.

Participaram, ainda, do evento o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior; de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH), Milton Vasconcelos; do Maceió Convention & Bureau, Glênio Cedrim; do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur), Afrânio Lages; dentre outras autoridades e representantes do trade turístico.

Ascom – 09/03/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo