Taxistas protestam contra ações da SMTT

Taxistas bloquearam a principal via do Jaraguá, em Maceió, na manhã desta quinta-feira (16), cobrando a fiscalização da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) à montagem clandestina do kit do gás natural nos veículos e pela regulamentação do transporte feito por aplicativos em Maceió.

A categoria busca uma audiência conjunta em que tenha a participação de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Detran, SMTT e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Os taxistas acusam a SMTT de não seguir o Código Brasileiro de Trânsito. “Os agentes da SMTT precisam abordar como BPTran, sem recolher o veículo”, avalia Gilson Gomes, presidente da Associação de Taxistas de Maceió.

Além da regulamentação, a categoria fez o protesto para reivindicar uma abordagem mais cautelosa aos motoristas que fazem o transporte de passageiros por aplicativo. Para o presidente da Associação dos Profissionais Taxistas, Everaldo Júnior, a fiscalização para esses carros é “desproporcional”.

Segundo Everaldo, em outros lugares do Brasil, os apps já foram regulamentados. “A categoria solicita que a prefeitura crie um aplicativo apenas para os taxistas”.

Outra situação colocada pelos trabalhadores diz respeito ao táxi-lotação. Para eles, os carros particulares têm mais liberdade e não são tão fiscalizados na capital.

Em nota, a SMTT informou que as fiscalizações acontecem para coibir a instalação clandestina do kit de Gás Natural em veículos, que põe em risco a vida da população, visto que o processo passa por rigorosos testes.

* Por Maysa Alves – estagiária sob supervisão – 16/08/18

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo