Talento, determinação e idealismo marcam trajetória de alunos da rede estadual

Eles são jovens, talentosos e não desistem de seus sonhos. Em comum, Mirtis Reis, Helena Teodósio, Hizaquias Nascimento, Renária Mirelle Ventura e Jaqueline Vieira têm em comum o fato de serem alunos da rede pública estadual. Na data em que se comemora o Dia do Estudante, eles são exemplos de como a perseverança, a dedicação e a confiança no próprio potencial podem transformar a vida de um jovem, independente de qual seja a sua classe social.

Na 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Irene Garrido, Mirtis Reis é um talento raro: multi-instrumentista, toca piano, violão, flauta e violino, este último sua grande paixão. Uma paixão que ela descobriu por acaso. “Tinha me inscrito para o curso de piano do Cenarte, mas,como já não havia vagas, tive que optar entre o pandeiro ou o violino. Escolhi o violino e, daí, apaixonei-me pelo instrumento”, conta Mirtis, que integra o grupo musical criado pelo professor de Artes Marcus Alves na escola.

O grupo, por sinal, foi um dos destaques da edição 2017 do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual, evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no período de 7 a 11 de agosto no Cepa. Na ocasião, apresentaram-se na cerimônia de abertura e no Festival de Música.

Traços precisos – Outros dois talentos também evidenciados no Encontro Estudantil são Helena Teodósio, estudante da unidade Maceió do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e Hizaquias Nascimento, da Escola Estadual Romeu Avelar.  Com desenhos que impressionam pela beleza e criatividade, ambos concorreram na Mostra de Artes Plásticas.

 Estudante da 3ª série do ensino médio, Helena encantou o público com duas telas sobre os jangadeiros alagoanos e sobre a cultura do Estado, retratando Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda. “Nós alunos do ensino médio queremos ter a chance de nos expressarmos além do espaço da sala de aula, mostrarmos a nossa criatividade. O Encontro Estudantil proporciona esta oportunidade”, destaca a garota.

Igualmente talentoso, Hizaquias Nascimento, aluno do 10º período da EJA Fundamental, impressiona pelo realismo e expressividade de seus desenhos. Um talento descoberto por acaso, conforme relata a diretora adjunta Sílvia Bueno. “Certo dia, ele veio à escola em busca de um documento e trouxe consigo uma pasta. Perguntei o que havia ali e, quando ele mostrou seus desenhos, ficamos encantadas. Desde então, a escola sempre o inscreve em eventos como este”, informa Sílvia.

Para Hizaquias, o Encontro Estudantil é uma troca de experiências enriquecedora. “Aqui temos a chance de expor nossos trabalhos e aprendemos uns com os outros”, afirma.

Determinação – Se existe uma palavra que define as estudantes Renária Mirelle e Jaqueline é determinação. Alunas da EJA Médio da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, de São Miguel dos Campos, as duas garotas, que sonham ser enfermeiras, dividem sua rotina entre os estudos e os cuidados com os filhos pequenos.

Se para muitas jovens a maternidade precoce representa o adiamento /fim de muitos sonhos e o abandono da escola, para Renária e Jaqueline, ela é um estímulo para se dedicarem ainda mais aos estudos.  Ao lado das colegas Mirele Silva e Maria Aureliano da Silva e sob a orientação da professora Rita de Cássia Mendes, Renária e Jaqueline desenvolveram dois produtos inovadores: um hidratante à base de café e um esfoliante de borra de café. Um cosmético sustentável que evita a liberação de gás metano no meio ambiente (ele está presente na borra de café) e possui alto poder de hidratação. Ambos os projetos foram expostos durante a Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal).

Empenhadas, as jovens cientistas fazem planos para o futuro. “A rotina é puxada, mas vale a pena. Quero ser um espelho para meu filho”, declara Jaqueline. “Quero estudar, fazer faculdade e dar a meu filho o melhor”, afirma Renária.​

Ascom – 11/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo