Surfista brasileiro sofre grave acidente no Havaí

A oitava temporada havaiana de surfe do brasileiro Gabriel Pastori acabou mais cedo do que ele imaginava. Durante uma sessão em Off The Wall, tradicional onda do North Shore (litoral norte) do Havaí, o surfista de 29 anos sofreu um acidente, abriu e quebrou o nariz e precisou levar mais de 30 pontos no local, informa o Ge.

Pastori pegou uma onda tubular, de cerca de três metros, para a esquerda – como várias outras que ele já tinha surfado no mesmo dia. Desta vez, porém, o resultado foi doloroso. O brasileiro caiu e a prancha, ainda debaixo d’água, voltou em seu nariz (ele não sabe se foi o bico ou a parte de trás, com as quilhas).

Assim que caiu e percebeu que tinha sido atingido, Pastori gritou pedindo ajuda para o fotógrafo Mateus Werneck, que fotografou a onda , mas foi socorrido por outro surfista brasileiro, o Matheus Navarro.

– Quando botei a mão no nariz que eu vi que ele estava todo dilacerado e quebrado, também. Aí que fiquei assustado.

– Quando botei a cabeça para fora (da água), começou a sair muito sangue. Sangra muito essa região. E aí veio uma série (de ondas) atrás. O Matheus Navarro nem conseguiu me pegar. Tomou essa série junto. Fui tomando (onda) na cabeça até chegar na areia. Fiquei com medo de desmaiar, porque estava sangrando muito. Graças a Deus, não desmaiei em nenhum momento, lembro de tudo – conta Gabriel Pastori.

Tanto lembra de exatamente tudo o que aconteceu que, já em casa e de respouso após cirurgia para corrigir a fratura no nariz, Pastori conta como foi a onda do acidente e o pós.

– Eu caí, o tubo fechou. No meio do caldo, a prancha veio. Não sei se foi com o bico ou com a quilha, mas bateu no meu nariz. Fui para o hospital mais próximo, mas lá não fariam o que eu precisava. Fui transferido para outro hospital. Lá eu fiquei até 23h, fazendo todo procedimento. Tomei morfina, anestesia local. O médico botou o nariz um pouco no lugar e deu mais de 30 pontos. Ainda vamos ver se vou fazer outra cirurgia para desobstruir alguma coisa que tenha ficado obstruida – explica.

O fotógrafo Mateus Werneck, que estava muito perto do acidente, também lembra do que rolou em Off The Wall:

– Veio uma onda. A onda foi meio fechadeira. Ele botou para dentro do tubo para fazer a foto mesmo. Ele botou para dentro, fiz a foto, mas aí quando levantou ele já estava gritando meu nome. Vi que tinha dado algum problema, mas estava vindo muita onda. E ele estava na zona de impacto, embaixo, tentei descer e tomei onda na cabeça – diz.

Agora, Pastori está com uma proteção no local da fratura e do corte. Ele permanecerá no Havaí nos próximos dias, até que o nariz desinche. A voz do surfista brasileiro está bem diferente do normal por causa da respiração prejudicada. Só com o nariz menos inchado ele poderá voltar ao Brasil – antes do previsto.

27/12/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo