Socorristas do Samu são capacitados sobre atendimento a vítimas de acidente

Aprimorar as técnicas utilizadas pelo socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atuar no socorro a vítimas de acidentes automobilísticos. Com esse intuito, a Central do Samu Maceió iniciou o curso de atualização prática em retirada rápida, remoção de capacete e utilização do K.E.D, dispositivo usado para estabilizar a coluna cervical e fazer retiradas do interior de um veículo.

O curso, que ocorre no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, e prossegue até 10 de agosto, foi dividido em seis turmas, com uma média de 22 profissionais em cada uma, reunindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do Samu Maceió e de suas 16 Bases Descentralizadas. De acordo com Tatiana Almeida, instrutora de enfermagem do Samu, o treinamento dessas técnicas irá melhorar, ainda mais, a qualidade do atendimento para a população.

“Treinamos aqui situações reais para que todos os socorristas estejam preparados para agir durante o socorro a vítimas de acidentes. É necessário que os profissionais estejam bem sincronizados e treinados, uma vez que a retirada do capacete de um paciente deve ser feita em equipe, para um socorrista estabilizar a cabeça e a região do pescoço, enquanto o outro retira o equipamento, sem provocar mais lesões nessa vítima”, salientou a enfermeira.

Tatiana Almeida ainda explica que as manobras de retirada rápida ou a utilização do K.E.D. vão depender da situação da vítima e do local do acidente. “Em uma vítima estável nós podemos colocar o K.E.D., que irá estabilizar a coluna cervical e a região do dorso e, assim, fazer essa remoção do interior do veículo. Mas, quando nos deparamos com um paciente apresentando um quadro grave, ou se percebemos que o local do acidente traz riscos para a equipe e para a vítima, onde pode haver, por exemplo, uma explosão, fazemos a retirada rápida, manipulando o paciente somente com as mãos, sem nenhum tipo de equipamento”, disse a instrutora.

Ascom – 19/06/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo