Socorristas do Samu de Alagoas aprimoram conhecimentos em curso de atualização sobre acidentes com automóvel

SAMU DE ALAGOAS PROMOVE CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA SOCORRISTAS

Com o objetivo de garantir um atendimento eficiente e eficaz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu um curso de atualização de conhecimentos sobre acidentes com automóvel. Destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, a capacitação teve duração de seis horas, com aulas teóricas e práticas.

O curso, que aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, contou com a participação de socorristas de Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa e São Luiz do Quitunde. Um dos temas abordados foi a segurança de cena, aonde ocorre o acidente, principalmente quando há múltiplas vítimas. Segundo Tatiana Almeida, enfermeira e instrutora do NEP, a segurança da cena deve ser prioridade absoluta, pois é necessário preservar o bem-estar dos profissionais, evitando um segundo acidente.

Além disso, durante o curso foi discutida a atualização de conhecimentos sobre o manejo e a retirada rápida do Ked (Kendrick Extrication Device), instrumento para auxiliar os socorristas na hora de imobilizar a vítima, principalmente nos casos de acidente com automóvel. Também foram discutidos os novos protocolos sobre atendimento baseado no xabcde do trauma, utilizado principalmente na abordagem ao politraumatizado.

Beatriz Santana, coordenadora geral do Samu de Maceió, ressaltou a importância de promover cursos de atualização periódica para os profissionais, afirmando que isso é fundamental para garantir um atendimento eficaz e eficiente, o que contribui para salvar vidas, que é o principal objetivo do serviço.

Os instrutores do curso foram o coordenador do Nep, o médico Luiz Antonio Mansur Branco; o médico Jack Emerson Barros Viana e os enfermeiros Heubert de Lima Guimarães e Tatiana Almeida Nascimento. Wedja Viana, técnica de enfermagem atuante na Base Descentralizada (BD) do município de Viçosa, ressaltou a importância de aprimorar os conhecimentos e aprender novas técnicas de atendimento, além de manter atualizados os novos protocolos e revisar as práticas, para garantir que as vítimas recebam um atendimento com qualidade e eficiência.

Dessa forma, o Samu de Alagoas reforça o compromisso com a capacitação de seus profissionais, visando sempre aprimorar o atendimento e garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo