Sesau vai promover capacitação em manejo clínico da tuberculose

Para assegurar o diagnóstico precoce e o tratamento da tuberculose, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), promove na quarta-feira (22), uma capacitação sobre manejo clínico da doença. O encontro acontece às 8h, no auditório do Maceió Mar Hotel e vai reunir médicos que atuam na Atenção Básica de cidades consideradas prioritárias por números de casos.

Os municípios que participarão da capacitação são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Teotônio Vilela, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema, Pilar, Coruripe, União dos Palmares, Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.

Segundo a técnica do Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Ivete Rodrigues, a doença tem cura e o tratamento deve ser realizado adequadamente. Para isso é necessário seguir todas as recomendações médicas e sem abandonar o tratamento, já que ele tem duração de no mínimo seis meses.

“O serviço público assegura o tratamento de forma gratuita e todas as unidades de saúde da Atenção Básica do Estado estão preparadas para realizar o tratamento”, ressaltou a técnica do Programa Estadual de Combate à Tuberculose.

Ivete Rodrigues explicou que, durante a capacitação, será reforçada a busca pelo diagnóstico precoce, que é essencial para o tratamento. “Por isso, sempre que alguém experimenta uma tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro, deve procurar Unidade Básica de Saúde para avaliação”, alertou.

Já Alda Rodrigues, também técnica do Programa Estadual de Combate à Tuberculose, lembrou que a Sesau atua para capacitar os técnicos municipais e presta consultoria técnica. “O índice de abandono do tratamento em Alagoas foi de 9,8% em 2016. Índice que ainda necessita ser reduzido, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde (MS), o preconizado é de no máximo 5%”, ressaltou.

A técnica reforçou que, ao abandonar o tratamento, o paciente se expõe ao risco de contrair uma forma mais grave da doença. No ano passado a tuberculose atingiu 1.042 alagoanos e, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 754 casos da doença.

Ascom  19/11/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo