Sesau promove Dia D de Combate à Dengue em Maceió com a participação de autoridades de saúde e população conscientizada.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou no último sábado (2) o Dia D de Combate à Dengue. A ação aconteceu pela manhã na Avenida da Paz, bairro Jaraguá, em Maceió, com a presença do secretário de saúde Gustavo Pontes de Miranda.

O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre a importância de combater a dengue e os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Este tipo de ação foi realizada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para conter o aumento de casos de dengue no país.

O Brasil enfrenta uma epidemia da doença, com mais de 991.000 casos suspeitos notificados nos dois primeiros meses do ano, incluindo 207 óbitos confirmados. Em Alagoas, foram registrados 357 casos de dengue até o momento, sem nenhum óbito, o que mostra uma situação controlada.

Durante o Dia D, as equipes da Sesau distribuíram panfletos educativos com orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito. Medidas simples, como colocar areia em vasos de plantas, manter as caixas d’água fechadas e evitar o acúmulo de água em recipientes, são essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Além disso, uma tenda montada durante o evento permitiu que a população observasse o ciclo de desenvolvimento do mosquito, desde os ovos até a fase adulta. O estudante Marcondes Ricardson Torres, de 8 anos, destacou a importância de aprender sobre o ciclo do Aedes aegypti e a necessidade de eliminar os focos de água parada.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, reforçou a importância da vigilância e orientou as pessoas a procurarem uma Unidade Básica de Saúde em caso de suspeita de dengue. Ele alertou sobre os sintomas da doença e a necessidade de hidratação adequada para evitar complicações.

Além do secretário Gustavo Pontes de Miranda e de Marcos Holanda, outros gestores e técnicos da Sesau também estiveram presentes no evento. A mobilização visa conscientizar a população e reforçar a importância do combate efetivo à dengue para evitar a propagação da doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo