SENADO FEDERAL – “Lei 14.534/2023 sanciona uso do CPF como número único de identificação em substituição ao RG, facilitando a vida do brasileiro”

A utilização do CPF como número único de identificação, em substituição ao RG, é uma realidade que está prestes a se concretizar. A mudança foi prevista na Lei 14.534/2023, sancionada em 11 de janeiro de 2023, que definiu um prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a implementação dessa nova forma de identificação. O projeto que deu origem à lei, conhecido como PL 1422/2019, foi proposto pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e teve relatoria do senador Esperidião Amin (PP-SC).

Segundo Amin, a mudança tem o objetivo de facilitar a vida do brasileiro. Com a utilização do CPF como número único de identificação, a burocracia tende a diminuir, uma vez que o cidadão poderá utilizar esse documento em diversas situações, desde a emissão de documentos até a realização de transações financeiras.

Além disso, a mudança também tem o objetivo de trazer mais segurança e evitar fraudes. Com a unificação do número de identificação, será mais fácil identificar e rastrear atividades suspeitas, contribuindo para a segurança da sociedade como um todo.

No entanto, a implementação dessa mudança requer um grande esforço por parte dos estados, que precisam se preparar para a transição. É necessário atualizar sistemas e procedimentos para que o CPF possa ser reconhecido como um documento válido em todos os âmbitos.

Apesar dos desafios, a expectativa é de que a mudança traga benefícios significativos para a população. Com a simplificação do processo de identificação, a tendência é que as atividades do dia a dia se tornem mais práticas e ágeis, beneficiando tanto os cidadãos quanto as instituições que lidam com a documentação e identificação de pessoas.

Portanto, nos próximos meses, é esperado que os estados estejam se preparando para a implementação dessa mudança, que promete impactar de forma positiva a vida dos brasileiros. A unificação do CPF como número de identificação único representa um avanço em termos de praticidade, segurança e eficiência nos processos do dia a dia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo