SENADO FEDERAL – Iluminação no Senado destaca campanhas de saúde em novembro: azul para Diabetes e Pneumonia, roxo para Prematuridade.

O Senado Federal está iluminado de azul neste mês de novembro em apoio à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No entanto, a iluminação também tem sido usada para destacar outras causas importantes, como o Dia Mundial da Pneumonia, o Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial da Prematuridade, também conhecido como Novembro Roxo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs que o dia 12 de novembro fosse escolhido como o Dia Mundial da Pneumonia para conscientizar sobre a prevenção da doença, que é a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade. Mais de 2 mil crianças morrem diariamente por pneumonia no mundo, de acordo com dados da OMS. A iluminação especial no Senado em apoio a essa causa foi solicitada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Já o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, teve a atenção voltada para a causa no Senado de segunda (13) a quarta (15), com a permanência da iluminação azul no Congresso Nacional. A campanha 24 horas pelo Diabetes visa chamar a atenção para a prevenção e o tratamento precoces da doença, que atinge 537 milhões de adultos em todo o mundo. O Brasil ocupa a quinta posição em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, de acordo com o Atlas do Diabetes. A iluminação especial para essa causa foi solicitada pelo senador Dr. Hiran (PP-RR) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Além disso, o Senado também está iluminado de roxo em apoio ao Dia Mundial da Prematuridade, que busca alertar sobre os nascimentos prematuros, mortes e sequelas relacionadas a essa causa. Segundo o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, a prematuridade atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano. A iluminação especial para essa causa foi solicitada pela Procuradoria Especial da Mulher e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), juntamente com o Ministério da Saúde.

Portanto, o Senado Federal tem demonstrado apoio a diversas causas importantes durante o mês de novembro, utilizando a iluminação como forma de conscientização e sensibilização para questões de saúde pública que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo