Seinfra realiza levantamento inicial de melhorias habitacionais na Grota do Aterro

A manhã desta segunda-feira (21) foi movimentada na Grota do Aterro, localizada no bairro do Novo Mundo. Isso porque a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) iniciou um levantamento técnico nas casas dos moradores, com o objetivo de selecionar residências em maior estado de vulnerabilidade e realizar, posteriormente, pequenas reformas nas habitações.

Essa etapa faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), e visa realizar pequenos reparos de até R$ 5 mil nas casas avaliadas. Banheiros insalubres, pisos em mau estado e telhados quebrados ou com infiltração são os principais pontos citados pelos moradores.

É o caso de Silene Silva, que mora há mais de 10 anos na comunidade com seus três filhos e não esconde o desejo de ser uma das contempladas do Governo de Alagoas. “Estou desempregada e com problemas de saúde e não teria condições de reformar minha casa sozinha. A grota melhorou muito depois que o Governo fez uma escadaria nova pra gente. E, agora, melhorando as nossas casas, vai ficar ainda melhor”, fala a moradora, que sonha em ter um banheiro novo.

Josineide dos Santos também é moradora da comunidade e ressalta que a reforma em sua casa virá em boa hora. “Se Deus quiser vai dar tudo certo. Serei uma das contempladas e poderei ajeitar o telhado da minha casa e não teremos mais problemas quando chover”, salienta a moradora.

De acordo com a superintendente estadual de Habitação, Lorena Coimbra, a previsão é de que mais de 400 casas sejam visitadas pela equipe social da Seinfra e, posteriormente, por engenheiros.

“Hoje foi o primeiro dia que entramos na Grota do Aterro e iniciamos um levantamento técnico. O cadastramento social leva em consideração aspectos socioeconômicos como faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e as necessidades mais urgentes nas habitações selecionadas. Já a equipe técnica da Seinfra, composta por arquitetos e engenheiros, avalia as condições gerais da casa, identificando quais reparos serão necessários para cada habitação”, explica Lorena.

Responsável pela pasta de Infraestrutura, o secretário Fernando Melro ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nesse projeto.

“O Governo de Alagoas se compromete em garantir melhores condições de vida e dignidade aos moradores das grotas da capital. Sendo assim, a nossa equipe está empenhada em ir diretamente às comunidades e dar apoio a quem mais precisa, viabilizando grandes mudanças nas vidas dessas pessoas”, finalizou.

Ascom – 22/05/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo