Segurança Pública debate ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Desde o ano de 2014 o mês de setembro tem se destacado pela identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. O período se tornou uma das principais ferramentas utilizadas no país para falar da prevenção ao suicídio, problema que vitima em média 16 pessoas por dia no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Identificando a necessidade de tratar do tema, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas discutiu a realização de atividades ao longo do mês de setembro.

O secretário executivo de políticas da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, recebeu nessa terça-feira (22) a presidente do Núcleo de Amor a Vida (Navida), Delza Gitai, o vice presidente Jilvon Barros e a membro do conselho fiscal, Lia Milhomes, para discutir ações conjuntas a serem realizadas ao longo do mês de setembro.

A ONG é ligada ao Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das instituições idealizadoras da campanha Setembro Amarelo. O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP), da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Durante a reunião, a presidente do Navida destacou a importância de envolver pastas do Governo do Estado em ações de prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública que atinge todo o mundo.

“Estamos trazendo para a Secretaria de Segurança Pública propostas para realizar ações em conjunto. Nós também nos colocamos a disposição para seminários, mesas redondas e capacitação de prevenção ao suicídio. Precisamos chamar a atenção da população para essa epidemia silenciosa, temos uma taxa de 16 suicídios por dia. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que noventa por cento dos suicídios são evitáveis e é nessa perspectiva de valorização que trabalhamos”, afirmou.

O secretário executivo Acácio Júnior destacou a importância das ações e do trabalho realizado em conjunto com a ONG a fim de promover a conscientização e prevenção ao suicídio na sociedade.

O Núcleo de Qualidade de Vida da SSP foi designado para dar apoio e atuar de forma conjunta nas atividades que serão desenvolvidas.

“A proposta do Navida para a SSP é apoiar ações em relação à prevenção ao suicídio. A presidente nos procurou para dar apoio nesse sentido. Como em setembro há a campanha de prevenção, eles buscaram nosso apoio. O Núcleo de Qualidade de Vida, com a autorização do secretário, será o setor que vai dar esse apoio à instituição e vamos buscar formas de promover essas atividades”, explicou o chefe do Núcleo, Emerson Moura.

Ascom – 23/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo