Sefaz apresenta espaço online integrado com o Guia de Serviços

Com 127 atividades catalogadas no Guia de Serviços do Governo, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) apresenta, agora, uma extensão da plataforma em seu próprio site. Desde a segunda-feira (14), os alagoanos que acessaram o www.sefaz.al.gov.br se depararam com a nova sessão “Carta de Serviços”. Se praticidade é a palavra do momento, englobamos o conceito de um jeito super bacana!

Trata-se de uma integração de informações entre o Guia e todos os sites oficiais do Governo. Gerado a partir dos dados abertos do Guia de Serviços, o espaço foi elaborado em cumprimento do Art. 8 da Lei de Acesso a Informação e à lei nº 13.460, de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos.

Ao visitar o site da Fazenda Pública o usuário pode realizar pesquisas e ser redirecionado ao guia – que desde seu lançamento já recebeu mais de 70 mil visitas. Por lá, respostas para as perguntas “o que é?”, “tempo estimado para conclusão” e “locais indicados”.

Para o microempreendedor Rodrigo Rocha, a Carta de Serviços é mais uma opção para encontrar informações específicas. “Outro dia estava querendo saber como recuperar mercadorias apreendidas pelos Correios e fui ao Guia de Serviços. É bacana saber que a Carta vai funcionar integrada, adorei a disposição em formato de lista.” Ele conta que a separação por categorias ajuda bastante. “Geralmente busco a secretaria responsável e já encontro o passo a passo do que preciso. É muito útil”, avalia.

A Carta de Serviços tem como principal objetivo disponibilizar de forma simples e fácil informações relacionadas a prazos, requisitos, documentos e pontos para acesso a tais serviços, funcionando como um atalho.

Além desses benefícios para o contribuinte, a Fazenda poderá monitorar os serviços mais procurados por meio de estatísticas de visitas. No ranking atual, as pesquisas mais volumosas se voltam para dúvidas referentes a Emissão de Documento de Arrecadação (DAR), solicitações de Baixa na Inscrição Estadual, parcelamento do IPVA e Nota Fiscal Cidadã.

Quantos aos pontos físicos, os mais acessados são as Centrais Já! dos shoppings Maceió e Pátio, e a Sefaz de Jacarecica.

Ascom – 21/05/2018

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