Secretário da Saúde convoca reunião de emergência para enfrentar risco de colapso em mina da Braskem no bairro Mutange.

 

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, convocou uma reunião de emergência do Comitê Operativo Emergencial (COE) nesta quinta-feira, 30 de novembro, para discutir estratégias de fortalecimento do sistema de saúde devido ao risco iminente de colapso em uma das minas da Braskem, localizada no bairro Mutange.

Estiveram presentes no encontro os secretários executivos de Regulação e Gestão, Igor Montteiro; de Ações de Saúde, Guilherme Lopes; e de Vigilância em Saúde, médico Marcos Holanda. Além de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió, da diretora do Hemoal, Verônica Guedes, e de integrantes de áreas técnicas que promovem a saúde em todo estado.

Durante a reunião, a equipe técnica avaliou as medidas que a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) precisa adotar, incluindo a preparação da rede hospitalar própria e suplementar, assistência de urgência e emergência, bem como a hemorrede. O governador Paulo Dantas solicitou que todas as pastas se unissem para garantir que os órgãos estejam preparados diante do colapso da mina da Braskem. O Comitê Operativo Emergencial tem a missão de assegurar toda a infraestrutura de saúde necessária para a população, de acordo com declaração do gestor da saúde estadual.

Gustavo Pontes de Miranda reforçou o compromisso do Governo Estadual em fornecer suporte necessário para enfrentar os desafios de saúde pública, garantindo o atendimento à população com profissionais e parceria com os demais órgãos envolvidos. A abordagem colaborativa é buscada para lidar com a situação, caso seja necessário.

Além dos representantes da Sesau, o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa; a diretora-geral Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), Derivalda Andrade; e a diretora médica da unidade hospitalar, Valéria Mendes Pastor, também participaram das discussões do COE.

A reunião do Comitê Operativo Emergencial foi essencial para alinhar estratégias e garantir a prontidão do sistema de saúde do estado frente a um possível colapso na mina da Braskem. A atuação conjunta e o comprometimento das autoridades competentes demonstram a preocupação e preparo do Governo Estadual em assegurar a saúde e bem-estar da população diante de situações emergenciais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo